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Como atrair seguidores compradores para o Instagram da sua marcenaria / loja de móveis planejados

Não basta só atrair seguidores, você precisa atrair seguidores que têm o perfil ideal de compra dos seus produtos.

Nessa live eu explico o passo a passo de como você pode atrair seguidores com o perfil ideal de compra para o perfil do Instagram da sua marcenaria ou loja de móveis planejados.

Esse texto é para marceneiros ou donos de marcenarias e lojas de móveis planejados


Todo o conteúdo a seguir é focado nesses dois públicos que querem aprender como atrair novos seguidores, mas, principalmente, seguidores que têm o perfil de compra do tipo de produto que eles vendem. 


Primeiro, vou falar um pouco sobre o que geralmente essas empresas fazem no Instagram. Quando eu falo de Instagram, você pode levar em conta que estou falando de todo tipo de mídia social.


Qualquer tipo de mídia social segue os mesmos princípios. Que princípios são esses? Eu vou explicar:


O objetivo principal do uso das redes sociais pelas empresas é atrair pessoas que têm o perfil ideal de compra e que tem também o interesse de compra. No entanto, o que a grande maioria faz, comprovadamente não traz o tipo de resultado que elas buscam.


Vou falar o que que está por trás daquilo que é feito hoje com grande frequência, mas que não traz os resultados esperados.


Vou trazer também o caminho correto para que você tenha de fato resultados na atração de seguidores/compradores, que é o objetivo de qualquer empreendedor.


O empresário decide que vai usar o Instagram, mas não especifica para que.
Ou, ele decide que vai usar o Google, mas também não define para que.
Normalmente, o objetivo é vender mais ou começar a vender. 


O que eles geralmente fazem no Instagram? 


Quando alguém monta uma empresa de móvel planejado, uma marcenaria, uma loja e cria um perfil no Instagram, existe um comportamento muito padrão que eu vou trazer pra vocês:


Essas informações não são baseadas em opiniões nem em achismos: sou dono de uma agência de marketing digital, a Agência Telescópio, que atende vários nichos, dentre esses nichos estão empresas de móveis planejados, marcenarias e lojas de móveis planejados.

Então, todo o conteúdo que estou trazendo para vocês tem base na experiência que eu tive nos últimos meses. Experiência que foi adquirida através de testes, aplicações e resoluções de problemas dessas empresas com relação ao Instagram, Facebook e Google.


Todas as informações desse texto tem base no que eu vi, no que eu testei e nas soluções que conseguimos proporcionar para as empresas.


Então vamos lá: o primeiro problema no Instagram - e é o grande problema de todas as empresas, não só de móveis planejados - é não saber o que postar.


Esse é um problema geral, não só nesse nicho. Essa é a informação mais vendida por aí: a de que você tem que postar todos os dias. Muitas pessoas acreditam nisso, mas isso é uma grande mentira. 


Você não precisa postar todos os dias para ter resultados em vendas, apesar de isso ser o que é defendido por vários gurus da internet. 


Por não saber que tipo de conteúdo postar, essas empresas passam a tentar vender o tempo todo. Elas postam uma foto, colocam o telefone e pedem para que os seguidores entrem em contato. É a tentativa de venda full time.


Eu quero propor uma reflexão para você que está lendo: se você acessar um perfil comercial hoje - independentemente do tipo de empresa - e você vê que todo o conteúdo que está ali é de venda, que a pessoa está tentando te vender o tempo todo, você vai continuar seguindo esse perfil? Muito provavelmente não, né?

A grande possibilidade é de que você não continue seguindo esse perfil porque não tem nada ali, além de uma pessoa tentando te vender o tempo todo.


Esse é um dos principais problemas do Instagram aqui: tentar vender o tempo todo por não saber o que postar.


Vou dar cinco tipos de conteúdo que você pode postar que não tem absolutamente nada a ver com vendas para que o seu perfil ganhe tração, atraia seguidores com o perfil ideal que depois se tornarão compradores e clientes.


Outros empresários acreditam que, para trazer e manter seguidores de forma orgânica e fazer com que eles se tornem clientes, basta postar fotos de projetos com algumas informações na legenda, descrevendo o que foi feito e utilizando as hashtags.


A frustração nesse caso é bem maior: de produzir fotos e legendas, pensar em hashtags e postagens em horários específicos. O trabalho de meses não traz nenhum resultado. Essa prática também é muito comum. 


Outro problema comum são as pessoas que não fazem anúncios no Instagram. Ou as que fazem anúncios, mas só utilizam o botão “promover” que fica abaixo da foto. Vou explicar porque essas duas situações são ruins.


Não fazer anúncios limita demais o alcance do seu conteúdo. Num cenário onde você tem mil seguidores, por exemplo, e você postar a foto de um projeto, ele vai chegar no máximo para 300 ou 350 pessoas, e dessas só algumas irão se engajar.


Na próxima vez que você postar, a tendência é que esse alcance diminua, por essa falta de engajamento. A tendência é que o próximo post alcance menos pessoas ainda. Então, aqueles mil seguidores que você tem são números puramente ilusórios. 


A mesma coisa acontece com quem tem 30 mil seguidores, 80 mil seguidores.
Esse número não quer dizer que essas pessoas vendem muito nem que elas vendem bem o suficiente para pagar as contas, porque são só seguidores e na maioria das vezes quando você posta não chega nem para 30% das pessoas que estão ali te seguindo.


Se você está começando agora e está dependendo do orgânico, saiba que ele não vai trazer resultados, principalmente a curto e médio prazo.


Para quem usa o botão promover do Instagram


Ele foi feito com o objetivo de facilitar a vida de quem não tem conhecimento técnico de como fazer anúncios do jeito certo.


Para facilitar, a pessoa faz 3 ou 4 cliques e o anúncio já está rodando. 

Então, qual é o problema do botão promover? 


Ele é limitado. Você só tem três opções de objetivos, enquanto o gerenciador de anúncios tem pelo menos dez, o que traz mais possibilidades.


Na hora de segmentar, ou seja, na hora de escolher para quem você quer exibir o seu anúncio, você tem poucas opções e não consegue combiná-las. Pode ser que você consiga aumentar o seu número de seguidores, mas não serão seguidores de qualidade conforme falei anteriormente.


A melhor forma de fazer anúncios é através do gerenciador de anúncios


Ele não pode ser operado pelo celular, só pelo computador, mas existe o aplicativo. Se você acessar o business.facebook.com, você será orientado a criar a sua conta no gerenciador de anúncios.

Esses são os três principais erros que empresas de diferentes nichos cometem nas redes sociais: 


  • criam perfis “panfleteiros” que tentam vender o tempo todo;
  • só postam fotos de projetos com algumas hashtags e esperam os melhores resultados e 
  • aqueles que fazem anúncios de uma forma limitada, que poderia trazer resultados melhores com o emprego da ferramenta correta.


Agora, vou falar sobre o caminho correto.


Qual é o primeiro passo antes mesmo de criar o perfil da sua empresa? 


É você saber para quem você quer vender. Você deve saber quem é o seu cliente ideal. Isso é importante para você definir o tipo de conteúdo e a distribuição de conteúdo.


Como definir o perfil de cliente ideal para a minha marcenaria? 


Quando você tem uma empresa, você deve perceber um padrão de quem são os seus clientes. No caso de móveis planejados, os clientes possuem um poder aquisitivo maior. 


É fundamental que você dê atenção a este passo, o de identificar quem é o seu cliente ideal. Quando você falha nesta missão, você vai estar tentando vender carne para quem é vegetariano, por exemplo. As chances de sucesso são mínimas. 


Outro exemplo: digamos que você queira vender uma cozinha planejada que custa R$7.000,00 para uma pessoa que pode gastar no máximo R$2.000,00. É preciso ter isso bem definido para não errar no conteúdo, no anúncio, não perder tempo e nem dinheiro.


Outra coisa que pode acontecer ao errar a definição de cliente ideal é a atração de curiosos: pessoas sem nenhuma condição de adquirir o seu produto. Neste caso, você perde tempo atendendo um cliente que não irá de fato efetuar uma compra.


Para definir o cliente ideal, principalmente no ramo de móveis planejados, você deve saber: 


  • A média salarial dessa pessoa ou renda familiar: quanto ganha uma pessoa que tem condições de consumir o seu projeto? Público A? Público B?


  • Qual é a idade média dos seus clientes: será que jovens entre 18 e 25 anos estão pensando em mobiliar seus apartamentos? Talvez, mas a minha experiência mostra que os clientes desse nicho são um pouco mais velhos, entre 30 e 50 anos.

  • Pela minha experiência, a maioria das pessoas que investem em móveis planejados são casadas, noivas ou acabaram de se casar; mudaram-se de cidade. São também viajantes internacionais frequentes ou têm lojas e querem móveis planejados para seus comércios. Todas essas informações são adquiridas pelo Facebook.


O Facebook sabe quem é você e quais são os seus interesses com o objetivo de refinar e agrupar grupos específicos para oferecer anúncios de diferentes nichos. Ele sabe também qual é o seu potencial de compras.


Todas essas informações servem de insumo para que você tenha sucesso ao segmentar as suas campanhas ao criar anúncios: fazer com que a sua oferta chegue na pessoa ideal.

 

O comportamento observado é o seguinte: na grande maioria das vezes, são as mulheres que procuram as empresas de móveis planejados e veem o projeto. Algumas fecham o projeto na hora, outras voltam depois de terem conversado com os maridos ou noivos.


Ao conhecer o perfil de cliente ideal, fica muito mais fácil configurar os seus anúncios para que eles atinjam as pessoas ideais, para que você não perca tempo nem dinheiro com curiosos e para que você atinja quem quer e quem pode obter o seu projeto. 


Todos os seus clientes, todas as pessoas que você já atendeu trazem informações valiosas que podem ser utilizadas na sua captação de leads, que nada mais é do que ir atrás de pessoas que têm o perfil ideal de cliente para a sua empresa.


Publicação de conteúdo, e agora? 


Aqui no meu perfil deixei um post com sugestões de postagens para uma semana


Vou apresentar cinco dicas:


Resolução de dúvidas


Responda às dúvidas frequentes dos seus clientes. Pense e responda: quais são as maiores dúvidas dos meus clientes? Que perguntas eles fazem? Organize essas dúvidas e responda-as nas postagens. 


Esse conteúdo pode ser apresentado de várias formas: foto e legenda, vídeo e carrossel. Uma ideia pode virar vários conteúdos diferentes.


Prevenção de problemas futuros


“O que não fazer com seus móveis planejados,” por exemplo. Resolva um problema que o seu cliente ainda nem sabe que tem.


O uso do conteúdo é muito importante, afinal, seguidores se sentem gratos pela ajuda e informação apresentada, mesmo quando ainda não querem comprar nada. 

No momento que decidirem efetuar a compra, de quem eles lembrarão? Do perfil que só aparece tentando vender, ou daquele que o ajudou com alguma dúvida? Pense nisso.


Depoimentos de clientes 


Em vídeo, texto ou foto com a legenda. O depoimento serve para tirar os clientes de cima do muro. Depoimentos podem tirar o medo, aumentar a autoridade e a confiança e gerar empatia com outros possíveis futuros clientes. 


Antes e depois


Pode ser o projeto antes de ser executado, no papel, e depois como ele ficou ao vivo. Pode ser como era o espaço antes e como ele ficou depois de ser feito. Ele mostra que você cumpriu com o compromisso e entregou móveis de qualidade. 


Você pode fazer essa postagem através de foto e texto, vídeo e/ou carrossel. O uso do reels é muito comum atualmente.


Comparação de materiais 


Às vezes, o seu cliente não sabe o tipo de material que ele quer: porque uma madeira é mais cara do que a outra, porque uma ferragem é melhor do que a outra.


Um vídeo explicando essas diferenças e tirando dúvidas que o seu cliente nem sabia que tinha é muito bem-vindo. Assim, você constrói confiança.


Agora vem a parte chatinha, mas importante: você pode publicar qualquer um desses cinco conteúdos explicados acima, mas, se ele não chegar para a pessoa certa, todo o ser esforça é em vão.


Por isso, vem aí o segundo passo: a distribuição, uma parte muito negligenciada.

Não adianta você publicar conteúdo de qualidade no seu perfil se ele chegar apenas para 20 ou 30 pessoas.


A distribuição é feita através do gerenciador de anúncios: uma ferramenta do Facebook onde você tem as opções de objetivo e segmentação de campanha.


Você escolhe para quem, quando e quais pessoas deseja exibir os seus anúncios. Quanto mais informações você tiver sobre o seu cliente ideal (interesses, localização, gênero, idade, objetivos, regiões e renda, por exemplo), mais refinado será o seu anúncio.


Recapitulando: nas redes sociais, pare de tentar vender o tempo todo, pare de postar somente fotos e hashtags e pare de ter resistência ao fazer anúncios. 


Com um orçamento pequeno, você consegue resultados interessantes.


É preciso fazer testes, afinal não existe uma regra e tudo é relativo: tudo depende da sua habilidade de criar anúncios e de atender a pessoa interessada até encontrar o público ideal, mas, uma vez que o caminho está traçado, chegar lá é bem mais fácil. 


O processo é trabalhoso, mas precisa ser feito o quanto antes para que você consiga colher os resultados de forma mais rápida e previsível. Também não é um processo com começo, meio e fim: ele precisa ser analisado e ajustado de forma constante e consciente.


Se você quer aprender de maneira mais aprofundada a atrair seguidores compradores de móveis planejados, mesmo que você seja iniciante, saiba mais o meu curso Como Atrair Seguidores Compradores de Móveis Planejados.

 

O curso é um treinamento para donos de lojas de móveis planejados (ou por alguém responsável pelo marketing dessas lojas) que querem alcançar o sucesso através do digital em alguns passos simples, sem enrolação.


Temos experiência de sobra para ajudá-lo a implementar soluções práticas e que comprovadamente trazem resultados na sua empresa. Com um investimento de menos de R$ 50,00 você terá acesso a um processo claro, organizado e validado em mais de 40 empresas de móveis planejados que você pode começar a usar hoje mesmo.


Já gerenciamos mais de 2 milhões de reais em investimentos em anúncios no Facebook, Instagram e Google e geramos mais de 50 milhões de reais em faturamento para nossos clientes, dentre eles, mais de 40 empresas do ramo de móveis planejados.


Nós podemos ajudar a sua empresa também, entre em contato saiba mais.
O caminho do sucesso depende do primeiro passo! 


Espero que esse conteúdo ajude vocês, principalmente, na questão dos anúncios.
Veja mais conteúdos meu instagram, até mais! 




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