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Os 3 principais pilares para atrair clientes de móveis planejados todos os dias

Descubra nesse vídeo os 3 principais pilares para atrair clientes de móveis planejados todos os dias pela internet para sua marcenaria ou loja.

Nesse conteúdo vou falar sobre quais são os três principais pilares para que você possa atrair pessoas interessadas em móveis planejados todos os dias pela internet. 


Mais uma vez, tudo isso que eu trago para vocês não é baseado em “achismo”, mas sim, em experiências que eu adquiri desde novembro atendendo empresas do mercado moveleiro, desde marcenarias até lojas de móveis planejados.


Desde novembro eu já atendi aqui na Agência Telescópio mais de quarenta empresas desse mercado. Então, tenho bastante experiência de como fazer esse trabalho pra atrair

novos clientes para esses tipos de empresas, marcenarias e lojas de móveis planejados. 


Vou falar pra vocês sobre os três principais pilares desse processo de atração de clientes interessados em móveis planejados.

Os três principais pilares para atrair clientes de móveis planejados todos os dias 


Eles se resumem a isso: TRO.
O que é TRO? Eu vou explicar pra vocês o que significa essa sigla.

Primeiro pilar: tráfego

O primeiro pilar é muito simples, muitos de vocês já devem conhecer. É o Tráfego. Ele significa que você deve trazer o máximo possível de pessoas interessadas nas suas redes sociais, no seu canal do YouTube ou no seu site.


Dentro do tráfego, existem o tráfego orgânico e o tráfego pago. 

Mas, antes vou explicar o que é o tráfego. 

Vou dar um exemplo de um modelo físico, de uma loja no centro da cidade: tráfego são as pessoas que passam em frente a loja e as pessoas que entram na loja. 


No digital, é quando um potencial cliente começa a te seguir no Instagram, ou acessa o seu site.


No digital, existem dois tipos de tráfego: o tráfego pago e o tráfego orgânico. 

Vou explicar como é que cada um deles se comporta. 


Querendo ou não, quando você tem uma loja de móveis planejados e quando você atende uma pessoa no balcão, você está pagando. Não é um tráfego orgânico, afinal, você está pagando aluguel e a equipe para atender.


No contexto digital, esse é o tráfego pago.


O tráfego orgânico é o que você não paga: não paga para o canal, não paga para o Facebook e não paga para o Instagram para que você apareça para as pessoas.

Quais são os canais de tráfego que temos na internet hoje?


O primeiro é o Facebook, que todo mundo já está mais do que acostumado.

Tem o YouTube que nem todo mundo sabe como trabalhar da melhor forma possível e o Google. Chamamos de SEO a otimização para que você apareça nas primeiras posições do Google, de forma orgânica.


Quando você entra no Google e você pesquisa, por exemplo, “marcenaria em São Paulo,” o que você vai encontrar? Tem três áreas: uma área de anúncios, os resultados orgânicos e outra área de anúncios lá no final.


Quando você otimiza o SEO no seu conteúdo no seu site, ele tem uma possibilidade maior de aparecer logo nos primeiros resultados do Google de forma orgânica. 

Qual é a principal diferença entre o tráfego orgânico e o tráfego pago?


No tráfego pago você entra em um leilão onde você coloca um certo dinheiro e aparece na área de anúncios, porém, quando o dinheiro acaba você desaparece. 

Já com o tráfego orgânico, o número de cliques não importa: você não está pagando nada para o Google e aparece na primeira página.


Mas por que isso acontece?


O objetivo do Google é entregar o melhor resultado possível ao usuário quando ele realiza uma pesquisa. Por isso, ao otimizar o SEO do seu site ou do seu conteúdo, ele será bem avaliado pelo Google e consequentemente será apontado quando o usuário fizer a pesquisa.


Há ainda uma área na página de resultados com mapas que mostram os lugares mais próximos do que você pesquisou. O Google mostra para os usuários os locais mais próximos de onde ele está.


Para aparecer nesse mapa, você precisa se cadastrar no Google Meu Negócio e a partir daí você aparecerá para quem estiver pesquisando sobre o nicho da sua empresa perto de você. Essa ferramenta é muito útil para atrair visitas.


O orgânico nas redes sociais são as postagens que você faz no Facebook e/ou no Instagram, com o uso de hashtags que alcançam entre 20 e 30% dos seus seguidores. No YouTube, é a recomendação de vídeos relacionados ao que você já assistiu.


É muito interessante investir no orgânico do YouTube porque, não importa quantos anos o vídeo tenha, ele pode continuar gerando tráfego para o seu site ou Whatsapp, por exemplo.


Vamos supor que você grave um vídeo explicando como você executou um projeto, por exemplo. Uma pessoa interessada, mas que ainda não decidiu comprar, vai pesquisar sobre o assunto e vai encontrar o seu vídeo. 


Através das suas informações, ela pode entrar em contato com você quando decidir comprar.

Tráfego pago


Se trata do Google Ads: anúncios do Google, Youtube e parceiros (redes de display). 

Parceiros de rede de display do Google: o que é isso?


Parceiros do Google possuem em seus sites áreas de anúncio ou de publicidade. Através da ferramenta Google Ads, seu anúncio vai atrás de pessoas interessadas no seu produto e segue o possível cliente nos sites que ele visitar.


Quem programa os anúncios consegue escolher onde quer veicular esses anúncios, em um portal com milhões de visitas diárias, por exemplo. Antes, era inimaginável fazer parceria com esses portais, hoje, isso não só é possível como não exige tanta verba assim.


Basta saber utilizar a ferramenta corretamente.


O YouTube é uma máquina de gerar leads: os vídeos de anúncios que aparecem antes dos vídeos que você quer assistir são programados através do Google Ads. 

Facebook Ads: anúncios no Facebook e Instagram


Muitas pessoas acreditam que, para criar anúncios no Facebook, basta clicar no botão "promover''. Mas, conforme falei em um post anterior, esse botão é muito limitado e só apresenta três opções.


A melhor forma de fazer anúncios no Facebook e no Instagram é utilizando o gerenciador de anúncios onde você tem todos os recursos para criar anúncios que realmente trazem resultados.


Apenas trazer um grande número de pessoas para o seu site, redes sociais ou canal do YouTube todos os dias não basta: é preciso que essas pessoas sejam leads qualificados, ou seja, que tenham perfil de compradores do seu produto.


Segundo pilar: relacionamento


Esse pilar é para as pessoas que já tiveram um primeiro contato com a sua empresa e que querem seguir adiante, solicitar um orçamento ou uma visita, por exemplo.


Para cada canal (YouTube, Facebook, Instagram ou Whatsapp) existe um tipo diferente de relacionamento. 


Como se relacionar com as pessoas que têm interesse em móveis planejados, mas ainda não estão no momento de compra?

  • É importante entender que existe uma quantidade de pessoas que estão pesquisando por lojas de móveis planejados já com a intenção de fechar negócio;
  • Há outra quantidade de pessoas, muito maior, que precisa comprar móveis planejados, mas ainda está pesquisando ou procrastinando;
  • E outra quantidade maior ainda, que não está no momento de compra, mas que se interessa por alguma oportunidade. 


É preciso definir qual é o melhor tipo de comunicação para cada um desses grupos. 


Através do Instagram, você pode se relacionar pelos stories, mostrando a montagem, as soluções e os projetos que você já fez. Assim, as pessoas se aproximam de você e da sua empresa e aumentam o sentimento de segurança e conexão. 


As caixinhas de perguntas também pedem que o público envie dúvidas. Assim, você tem ideias de conteúdo e as pessoas se sentem ouvidas. Você será a primeira empresa a ser lembrada por essa pessoa quando ela de fato decidir fechar a compra.


Os posts com imagens e vídeos estão sendo substituídos pelos reels, que trazem um alcance enorme. Mostre o projeto sendo feito, depois mostre o projeto feito. Ele demonstra a qualidade do seu trabalho. Isso atrai novas pessoas e aumenta sua autoridade.


Depoimentos de clientes satisfeitos aumentam a sensação de segurança das pessoas que estão pensando em fechar o projeto com você.


O direct é uma ótima forma de tirar dúvidas e de melhorar o relacionamento.


Para criar relacionamentos com as pessoas através do YouTube, basta começar a postar os seus vídeos. Muitas pessoas têm o primeiro contato com a sua empresa através de um vídeo no YouTube.


Aposte em vídeos de obras e instalações dos projetos, dicas sobre o que fazer (e o que não fazer) e dicas de decoração, além do que a sua criatividade e os comentários dos seus seguidores sugerirem.


Lembre-se que: o conteúdo é utilizado para atrair as pessoas pelo que elas gostam e você vende o que elas precisam.


No Whatsapp, a pessoa que entrou em contato normalmente já está quase fechando a compra, deve ter alguma dúvida ou está comparando orçamentos. 


O Whatsapp vai ajudar você a entender os desejos e aspirações do seu cliente, uma parte muito importante para definir o que ela realmente quer. É através do Whatsapp, normalmente, que o cliente irá enviar a planta ou as medidas do projeto, agendar visitas na loja ou onde o projeto será executado para tirar medidas e todo o avanço do processo de vendas.


A organização dentro do relacionamento é muito importante. Ao longo desse período que venho atendendo empresas de móveis planejados, percebi que muitas dessas empresas perdem vendas e clientes por falta de organização.


Às vezes, essas empresas recebiam vários contatos por dia e esses contatos ficavam por dias sem respostas. Ou então, conversavam com o cliente, pediam a planta, o cliente se esquecia de enviar e a empresa esquecia de cobrar. 


É importante que você adote um processo para que os contatos não se percam, a organização funcione e o relacionamento se dê de forma fluida.


Um sistema de CRM gratuito, como o Trello, ajuda - e muito - nessa organização e otimização do atendimento. Criei um processo dentro do Trello onde as pessoas podem organizar todos os leads e ter controle de todo o processo.


Através de organização, com o Trello ou outros sistemas, é possível saber quantas pessoas entraram em contato, com quantas pessoas ainda falta entrar em contato, quantas ainda devem a planta do projeto e outras informações.


O que percebemos é que é importante que haja ao menos três tentativas de entrar em contato. Na primeira ligação, por vezes, a pessoa não irá atender, ou não irá responder a primeira mensagem no Whatsapp. Por isso que várias tentativas são importantes.


O Trello ajuda você a organizar em que fase estão os seus projetos: de medição, de criação do projeto, de apresentação do projeto, de instalação e assim por diante. Quantos projetos foram finalizados, quantos ainda faltam finalizar, quantos estão “no gatilho.”


Existem aquelas pessoas que entram em contato com você hoje, mas não fecham o projeto porque só irão pegar o apartamento daqui 12 meses, por exemplo. Entrar em contato com essa pessoa daqui 12 meses é uma ótima estratégia de relacionamento.


É bom também que você saiba com quantas pessoas você entrou em contato e quantas de fato fecharam os projetos. As que não fecharam, não fecharam por quê? 

Essas informações são muito valiosas para que você melhore o seu serviço e/ou a sua comunicação e relacionamento. 


Acompanhar essas informações de um jeito claro se torna muito mais fácil com o emprego de um sistema como o Trello. 


Terceiro pilar: oferta


A oferta é a forma que você vai apresentar o seu produto, o seu projeto, e dependendo dessa apresentação a pessoa irá ou não assinar o contrato e prosseguir para a compra.


Muitas pessoas acreditam que oferta é só o anúncio de um grande desconto. Na verdade, isso é só preço. A oferta de fato envolve muitas outras informações além do preço.


Como montar uma oferta que fará sentido para o seu cliente e o condicionar para a venda?


Em primeiro lugar, é importante que você tenha algumas informações claras sobre o seu produto: 


  • Para quem é o seu produto?
  • Para quem NÃO é o seu produto?
  • Quais são os benefícios, diferenciais, bônus e garantia do seu produto?
  • Qual é o prazo? Seu prazo é menor do que o da concorrência?
  • Qual é o preço?


A oferta ideal deve ser feita para o cliente ideal. Como assim? 


Uma forma de segmentar a sua oferta é colocar logo de cara o preço do seu projeto. 

Digamos que o seu projeto mais barato custe R$7.000,00 e a pessoa para quem você faz a oferta só tem R$2.000,00. 


É preciso ter essas informações bem definidas para não errar na oferta e não perder o seu tempo e nem o tempo do cliente.


Quando você conhece o seu público, você acerta na oferta.


Todo esse processo de atração, tráfego, relacionamento e oferta tem base em atrair as pessoas que têm condições de pagar e que tem interesse; e afastar as pessoas que possivelmente tem interesse, mas não tem condições de pagar. 


Assim, você otimiza o seu tempo e o tempo da sua equipe.


Recapitulando: esses três pilares são fundamentais para atrair clientes de móveis planejados todos os dias porque um complementa o outro. 


Trazer as pessoas que querem e podem comprar o seu produto através do tráfego - seja ele pago ou orgânico - estabelecer um relacionamento eficiente para essa pessoa para então apresentar a oferta é o que traz mais resultados segundo a minha experiência na área.


Espero que esse conteúdo ajude você, principalmente a entender a importância de estabelecer estratégias através desses três pilares para alcançar o sucesso.


Veja meus posts no meu instagram para mais conteúdos como esse, até mais! 


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