A ascensão da internet no século XXI trouxe uma maneira nova de conversar com qualquer pessoa de qualquer lugar, interagir com o mundo, consumir informações, serviços e produtos de uma forma rápida, acessível e prática.
Segundo dados da ONU de 2018, mais da metade da população mundial usa internet – cerca de 3,9 bilhões de pessoas. O acesso maior vem de países ricos, porém, é possível observar o aumento do uso da internet em países em desenvolvimento. Pelo menos 90% dos usuários acessam a rede através de celulares, muitas vezes pelos dados móveis.
Já no Brasil, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizada em dezembro de 2018, 69,8% das pessoas possuem conexão com a internet: cerca de dois terços da população do país. Dos que acessam a internet, 94,2% dos usuários a utilizam para trocar textos e imagens.
Esse é um público que aumenta a cada dia graças aos avanços tecnológicos e de comunicação, que levam a internet e smartphones a todos os lugares. A tendência é que se torne cada vez mais difícil encontrar um local que não tenha sinal de telefone ou de internet.
Grandes empresas já apostam no comércio e na comunicação online há muito tempo e têm uma grande presença no ambiente virtual. É através da internet que eles se comunicam com os consumidores, potenciais consumidores, vendem, compram, analisam tendências e mantém uma interação com os seguidores, que nunca se esquecem da marca por estarem em constante contato com ela e por criarem uma relação amigável, quase familiar.
O avanço da tecnologia mudou a forma como o mundo faz negócios, aproximando pessoas e marcas de lugares distantes e rompendo todas as barreiras geográficas, de linguagem e/ou cultura. Colocar a sua marca no ambiente digital é uma necessidade urgente que não deve ser ignorada. Para navegar nas ondas da internet, é preciso investir na sua presença digital e alcançar o cliente onde ele estiver.
As buscas por serviços e produtos no ambiente digital são muito expressivas e não devem ser ignoradas por quem busca o sucesso. As pessoas consomem e compram online todas as horas do dia, todos os dias da semana. Segundo relatório realizado pela Nuvem Shop, o número de pessoas que compram pela internet saltou de 66 para 73 milhões entre 2017 e 2018 e a expectativa é que esse volume chegue a 87 milhões até 2020. Isso só no Brasil.
Estudos indicam que compras regulares na internet são feitas por quase 7 a cada 10 brasileiros. Em 2018, a parcela de consumidores que diz comprar online regularmente, pelo menos uma vez por mês, chegou a 65%, de acordo com dados de pesquisa da PwC. Esse porcentual era de 58% quatro anos antes.
Em 2017, 76% dos brasileiros compraram online (via aplicativos ou website), o que representa um aumento de 9% em comparação a 2016. 45% dos adultos brasileiros acreditam que seus gastos online irão aumentar nos próximos 12 meses, segundo dados do PayPal.
Se você chegou até aqui, é porque sabe que precisa de um site e de um bom gerenciamento desse site a fim de oferecer experiências únicas para seus clientes ou potenciais clientes.
Neste guia, vamos ajudar você a organizar as suas prioridades, elencar o que precisa ser feito e guiar você até o sucesso.
Este é o primeiro passo para que você crie o site da sua empresa de móveis planejados. É a partir de um domínio que você pode criar seu site, e-mails e ter acesso a outras ferramentas.
Uma série de questões deve ser levada em consideração para você decidir se precisa de um site, mas ambas precisam de um domínio e é importante que você providencie isso o quanto antes.
Em resumo, domínio é o nome de um site, o endereço dele.
É através do domínio que você consegue acessar sites, blogs e quase tudo o que está disponível na internet. Normalmente, o formato de um domínio é nomedasuaempresa.com.br.
Alguns cuidados devem ser tomados antes de começar, por exemplo: é importante que o nome do seu site seja também o nome da sua empresa, ou algo que seja muito parecido caso o nome não esteja disponível. Tenha sempre em mente que quanto mais fácil for o seu domínio, mais facilmente ele será encontrado por pessoas interessadas. Evite nomes muito complexos, em outras línguas ou difíceis de serem soletrados.
No Brasil, os domínios com o final .br são cadastrados pelo Registro.br. Cada domínio que usa o .br é registrado pelo NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) que organiza aspectos técnicos, recomendações de procedimentos para a segurança a fim de manter a qualidade técnica do uso da internet no Brasil.
Qualquer pessoa física (CPF) ou jurídica (CNPJ) pode registrar o seu domínio, salvo em situações quando o domínio equivalente pertence a outro titular. Daí a necessidade de registrar logo o nome da sua empresa como um domínio. A categoria mais comum é o COM.BR, disponível para atividades comerciais. Normalmente, o pagamento pelo domínio é feito anualmente.
Garantir que a sua empresa de móveis planejados tenha um domínio em seu nome é importante para o desenvolvimento dos trabalhos que serão feitos no ambiente online. Um site com o nome, endereço e identidade visual da sua empresa é um cartão de visitas, uma vitrine que ajuda a divulgar o nome da marca e consequentemente aumentar as vendas no ambiente online ou fora dele.
Antes de decidir quais categorias ou finalidade seu site terá, ou se será mesmo um site e não uma loja virtual, é fundamental garantir que o nome dele esteja salvo ao registrar o domínio.
Registrar um domínio é fácil e rápido. Você não precisa ser expert no assunto para isso, basta acessar o site Registro.br e seguir as instruções. Com o domínio registrado, o primeiro passo já foi dado. Agora é preciso contratar um servidor de hospedagem. Confira a segunda etapa.
Se você seguiu o primeiro passo direitinho, significa que o seu site já tem um endereço. Mas apenas ter um endereço com um espaço em branco ou com uma página de aguarde não adianta muita coisa, certo?
É preciso contratar um servidor de hospedagem que vai armazenar os dados do seu site e disponibilizá-lo para que ele seja acessado na internet por qualquer pessoa em qualquer lugar.
Tudo funciona como um quebra cabeça: o site é feito por uma série de arquivos que são armazenados em um servidor. Para acessar o seu site, é necessário utilizar um navegador. O navegador vai ler os arquivos e exibir o seu site para quem digitou o seu domínio. Sem o servidor, o site não tem conteúdo nenhum e sem o domínio, não é possível ter acesso a esse conteúdo.
É fundamental que ambos trabalhem juntos, de maneira correta a fim de proporcionar ao usuário uma navegação rápida, instintiva e satisfatória. Um site com problemas de servidor ou com uma página que demora muito para carregar e apresenta falhas acaba afastando os usuários e os potenciais clientes.
Existem diversas empresas de hospedagem na internet que oferecem armazenagem dos dados do seu site por valores, planos e tamanhos diferenciados – normalmente calculados em gigas, para que você saiba qual o limite disponível de dados. Existem alguns servidores com hospedagem ilimitada.
É importante verificar se o servidor é seguro, confiável e checar também as avaliações dos outros usuários. Confira também se a empresa de hospedagem contratada oferece um suporte para que você possa entrar em contato caso haja algum problema.
Alguns servidores caem quando o acesso ao seu site aumenta muito repentinamente, limitando o número de acesso por usuários. Como você ainda está começando, é difícil que o site caia por causa de um grande número de acessos simultâneos.
Sites grandes, como órgãos governamentais, por exemplo, muitas vezes utilizam uma hospedagem própria que garante que o site não caia ou fique fora do ar devido o número de acessos.
Ao criar o domínio e a hospedagem, é possível utilizar algumas ferramentas como a criação de e-mails relacionados ao seu domínio. Por exemplo: se o seu site tem o domínio: telescopiodigital.com.br, você poderá criar e-mails como contato@telescopiodigital.com.br. O acesso a esses e-mails muitas vezes é feito através do webmail ou outras ferramentas.
A criação de um e-mail e a boa utilização dele na comunicação empresa/cliente é muito interessante e, quando bem utilizada, pode aumentar as vendas, melhorar a relação entre os envolvidos e gerar um rede de contatos. Saiba mais sobre e-mail marketing no nosso blog.
O servidor de banco de dados e o site devem ter a mesma linguagem de programação, ou pelo menos devem ter uma ferramenta que faça essa ‘tradução’ a fim de evitar falhas na comunicação e atrasos na entrega dos resultados. A linguagem padrão dos sites é o HTML e a maioria dos servidores trabalha com ela.
Com o domínio e o servidor criados e contratados, é hora de seguir para a terceira etapa que consiste na definição de objetivos.
Se você chegou até aqui, significa que entendeu a necessidade de criar um site para sua empresa, registrar um domínio e contratar um servidor de hospedagem. E agora?
Agora é hora de definir os objetivos que você pretende alcançar com o site da sua marcenaria ou loja de móveis planejados.
Você precisa de um site, isso é evidente. Mas como esse site vai funcionar? É fundamental elencar as prioridades para decidir como o seu site será desenvolvido. Mas como fazer isso?
Em primeiro lugar, reúna a sua equipe e, juntos, entrem em um consenso sobre o que vocês esperam da presença digital da sua empresa. O objetivo é vender mais? Reunir informações para que os clientes cheguem até você? Divulgar um produto ou serviço?
Uma das dicas é pesquisar na concorrência o que as outras empresas estão fazendo e o que você poderia melhorar. É importante ter em mente também que criar um site não é uma receita de bolo: não existe um modelo pré estabelecido e o que funciona para uma empresa pode não funcionar para a sua.
Com os objetivos claros em relação às suas expectativas, é possível definir se você precisa de um site que funcione como uma vitrine para divulgar seus produtos/serviços ou se você precisa de uma loja virtual para efetivamente vender no ambiente online.
Ambos os modelos seguem estilos parecidos que consistem em:
Página inicial – traz todas as informações pertinentes ao seu negócio logo de cara como nome, telefone, endereço, horário de funcionamento e outras formas de contato.
Sobre – essa página traz detalhes sobre sua empresa com informações sobre o negócio como história, ramo de atividade, equipe, missão, visão e valores.
Projetos – apresenta informações claras e precisas sobre seu produto como medida, formas de pagamento, cores disponíveis, forma de entrega entre outras. Quanto mais informação, melhor.
Contato – apresenta canais e formas de o cliente entrar em contato com você caso precise de mais informações.
Blog – um blog é uma boa maneira de atrair pessoas para o seu site quando elas estão simplesmente pesquisando por um assunto relacionado ao seu negócio. Quanto mais conteúdo de qualidade você tiver a oferecer, melhor será o posicionamento do seu site. Essa é uma das estratégias utilizadas pelo marketing digital que vamos falar mais adiante.
Trabalhe conosco – ter um banco de currículos cadastrados com pessoas interessadas em trabalhar na sua empresa é uma boa pedida. Crie essa canal e capte os currículos a fim de atualizar uma base de profissionais cadastrados.
Redes sociais – Além do site, é interessante colocar a sua empresa também nas redes sociais. As redes sociais mais utilizadas como o Facebook e o Instagram oferecem uma visualização enorme e também não é por menos: só no Facebook são cerca de 2,13 bilhões de usuários cadastrados. Com a estratégia correta, você pode alcançar um público muito grande, aumentando assim suas chances de vendas e divulgação.
Com os objetivos e estruturação definida, chegou a hora de partir para a criação ou o design do seu site.
Se você chegou até aqui, é porque decidiu criar um site, registrou um domínio, contratou um servidor de hospedagem e definiu o que você espera de um site. Com essas informações em mãos, chegou a hora de criar o seu site.
Para criar o layout do seu site do zero, é importante contratar uma equipe profissional e experiente para não ter dores de cabeça. O profissional de Web Design ouve o que o cliente espera do projeto e com base no que ele precisa, desenvolve um rascunho com o layout e as funcionalidades.
É importante que nessa fase a comunicação entre os profissionais e o cliente seja clara e precisa a fim de realizar o projeto dentro do prazo com o mínimo de re-trabalhos possíveis.
É nessa fase que o projeto começa a ser desenvolvido seguindo as novidades do mercado, visando sempre facilitar a vida de quem irá acessar o site e refletir a identidade da marca ou da empresa. O site precisa seguir algumas normas a fim de ser fácil de utilizar e se tornar bem ranqueado no Google quando as pessoas procurem por ele.
Para isso ele precisa ser responsivo, ou seja: o site deve se adaptar para todas as telas (celular, tablet, computador, notebook). Conforme falei anteriormente, grande parte do público terá acesso ao seu site apenas pelo celular.
O site também deve ser fácil de navegar, instintivo e leve. É importante também que seja criada uma interface que seja fácil de usar para que você consiga atualizar o seu site sempre que for necessário.
Com o esboço definido e o layout estabelecido, é hora de programar ou desenvolver.
Se você chegou até aqui, significa que o layout do seu site já está aprovado. É a partir desse layout que o site começará de fato a ser desenvolvido.
Com base nas exigências do cliente, o profissional de Web Design começa a desenvolver o projeto. Cabe ao profissional identificar a melhor linguagem dentre as várias disponíveis para começar a programar. A partir daí começa o desenvolvimento front-end, que é a conversão do layout em código. Este é o processo onde o layout começa a ganhar vida.
Cada página possui especificações próprias e precisa ser feita separadamente. É nessa hora que o domínio e o servidor de hospedagem serão integrados para que o site funcione como um todo com links, botões e formulários funcionais.
O prazo do projeto vai depender do tamanho e do nível de dificuldade do site que está em desenvolvimento e também do tempo que o cliente leva para aprovar o layout. É necessário fazer e refazer testes a fim de simular a experiência do usuário, prever e evitar falhas. Quanto mais funcionalidades, páginas e gráficos o site precisar, mais tempo ele irá demorar para ficar pronto.
Algumas empresas oferecem sites ou lojas virtuais pré-montados. O que acontece muitas vezes, no entanto, é que as funcionalidades vão apenas até certo ponto e o modelo utilizado é engessado, não permite mudanças e nem é visualmente atrativo. Por falar na parte visual, é importante que o layout respeite as cores, logos, fontes, imagens e outras informações para que haja harmonia e identificação com a marca.
Depois do projeto feito, testado e corrigido, é hora de entregá-lo, ou publicá-lo.
Essa é uma das últimas etapas na busca para colocar o seu site no ambiente virtual. O site já tem um endereço (domínio) integrado com o servidor de hospedagem e já está com a cara pronta. É hora de publicá-lo.
É nessa hora que seu site começa a fazer parte da internet de fato e pode ser acessado por todas as pessoas interessados. É possível indicá-lo para clientes, copiar o endereço em cartões de visitas e finalmente começar a construir uma reputação online mais consistente.
Você recebe um ‘manual de instruções’ para saber usar, gerenciar e atualizar o conteúdo além de poder analisar métricas, responder a mensagens que chegam através do formulário de contato e acompanhar o número de acessos.
A empresa que desenvolve o site normalmente oferece também um canal de comunicação a fim de sanar dúvidas e oferecer suporte ao cliente. Mas publicar o site não é o último passo no caminho para o sucesso digital.
Seu site está pronto e no ar, parabéns! Mas: e agora?
Muitas pessoas pensam que as vendas irão aumentar magicamente assim que o site estiver pronto e no ar. Não é bem assim.
Os acessos não vão surgir do dia para a noite e as vendas não vão triplicar sem um empurrãozinho do Google.
Conforme falei anteriormente, a internet é como um supermercado que, ao invés de vender produtos, vende lojas e serviços. Cada loja está separada por categoria e oferece produtos parecidos, a preços convincentes. Todas elas são suas concorrentes e também competem por visualizações, cliques e acessos.
Fazer com que sua loja ou seu site ganhe destaque entre tantas outras é um desafio constante que exige aprimoração e o domínio de algumas estratégias, como o Marketing Digital.
O Marketing Digital Moveleiro é uma ferramenta desenvolvida com o propósito de impulsionar e manter os sites e as lojas virtuais sempre visíveis, fidelizar os clientes e oferecer o que eles estão buscando.
Através de pesquisas, estudos, planejamento e análise de dados, é possível traçar um mapa que busca alcançar visibilidade e destaque dentre tantas outras opções na rede.
Uma meta traçada para alcançar o sucesso de uma empresa pode não funcionar em outra, surge daí a necessidade de analisar caso a caso e propor soluções diferentes para cada tipo de variável.
É de extrema importância que os seus produtos e serviços tenham presença digital e sejam encontrados de forma simples por usuários em todas as plataformas – inclusive pelos celulares – através de anúncios que são cada vez mais eficazes, personalizados e certeiros ou de forma orgânica, apostando no marketing de conteúdo, no uso de palavras chaves e de outras estratégias que comprovadamente geram resultados.
Muitas lojas existem apenas virtualmente e são cases de sucesso que provam que o ambiente online é muito vasto e tem espaço para todos que saibam como usar o Marketing Digital ao seu favor.
As estratégias de marketing digital moveleiro são feitas sob medida de acordo com a necessidade da empresa. Diferentes estratégias geram diferentes resultados em determinadas épocas.
Aumentar as vendas, consolidar uma boa reputação da marca e/ou fidelizar clientes a fim de que eles se lembrem da sua marca são apenas algumas das vantagens de começar a investir no Marketing Digital hoje mesmo.
Algumas das estratégias mais utilizadas são:
Utilizar o Google Ads ao seu favor faz com que sua empresa apareça nos primeiros resultados quando alguém pesquisar por ela, pelos produtos ou serviços que ela oferece.
Criar um blog, mantê-lo atualizado com informações e dicas sobre o produto ou serviço que você oferece seguindo as estratégias de SEO ajuda a fazer com que seu site alcance boas posições no ranking.
O e-mail marketing funciona como um canal de comunicação entre sua empresa e as pessoas que escolhem receber aquelas informações. Dicas, novos posts no blog, novos produtos e promoções na loja atraem cliques e possíveis vendas.
O Facebook e o Instagram ganham novos usuários a cada dia e aumentar a presença digital da sua marca também nessas redes sociais é uma boa pedida.
Através de ferramentas de pesquisa de público, é possível verificar o número de novos clientes que sua empresa poderia atrair e o número de vendas que você pode estar deixando de realizar ao não investir em estratégias de marketing digital.
Gostou desse artigo? Comente aqui embaixo o que você achou e deixe suas dúvidas.
ESPECIALISTAS EM MARKETING DIGITAL COM FOCO EM ALAVANCAGEM DE VENDAS
Todo o conteúdo desse site é focado em ajudar empresas a atraírem mais clientes através da internet. Aqui você vai aprender estratégias e ferramentas que mudarão a realidade do processo de captação de clientes da sua empresa.
Nos siga nas redes sociais:
Telefone: (19) 3264-9196 | Endereço: Rua Alvaro dos Santos, 1558, Sala 2 e 4 - Jardim São Francisco - Indaiatuba / SP
Telescópio Marketing Digital © 2024 | Todos os direitos reservados
CNPJ: 27.296.192/0001-81