Já faz um tempo que você tem a sua marcenaria ou loja de móveis planejados, investe em materiais e projetos de qualidade, divulga a sua empresa, faz parcerias e mesmo assim parece que você não sai do lugar?
Onde será que você está errando? Ao seu redor, outras empresas da área parecem prosperar, menos a sua. Talvez, o erro não seja o que você está fazendo, mas o que você está deixando de fazer.
Como assim? Vem comigo que eu vou explicar neste texto:
Dizem que José, pai do menino Jesus, era marceneiro e ensinou este ofício ao seu filho. Isso significa que esta profissão já tem, pelo menos, uns 2023 anos. De lá para cá, muita coisa mudou e a profissão se tornou mais sobre construir sonhos e menos sobre entregar projetos.
Por isso, investir em novidades, tendências e melhorias é fundamental para se destacar e alcançar o sucesso. Mas, como fazer isso? Se ligue no próximo tópico.
Inovação nem sempre significa ter o último equipamento lançado nem dominar uma técnica rara e atual, mas buscar sempre novas formas de atender e de entregar resultados consistentes, que tragam reconhecimento para o seu trabalho.
Inovação é fazer algo que agregue valor e que seja diferente do que os outros estão fazendo. Essa inovação pode estar na forma de atender, na maneira de apresentar e entregar os projetos.
Analise a forma que você faz a venda, o atendimento, o processo do dia a dia. Ele poderia ser melhorado? O processo deve ser feito com atenção, sempre focando nos detalhes. Alguns ajustes fazem toda a diferença.
Digamos que você inove no atendimento ao cliente. Ele terá uma visão diferenciada sobre o seu negócio. Ele se sentirá acolhido e compreendido, fazendo com que o orçamento seja aceito de maneira mais fluida.
O primeiro contato é fundamental para criar uma relação de sucesso, parceria e confiança.
Muitas pessoas querem vender, e não se relacionar, e isso gera um atendimento frio e sem muito envolvimento que pode até afastar ao invés de atrair.
O famoso papo de vendedor acaba não funcionando, se torna repetitivo. É preciso criar uma abordagem que não pareça mecânica e que tente vender a todo momento, é fundamental que haja um relacionamento.
Um grande erro, como já dissemos anteriormente, é confiar na memória e acreditar que irá se lembrar de tudo o que foi conversado e acertado. É importante que haja um documento, um briefing, que seja preenchido ao longo da conversa.
Pode ser um questionário pronto que elenque, principalmente o que o cliente:
● a) quer
● b) precisa e
● c) pode pagar
Para que nenhum dos lados saia frustrado desta interação, é preciso que haja uma linha de produção: um padrão.
Pode ser que a sua empresa conte com o trabalho de muitos marceneiros e que eles sigam apenas aquilo que é passado para eles. No entanto, pode acontecer que cada profissional tenha o seu próprio estilo de trabalhar.
Para ganhar tempo, pode ser que diferentes equipes trabalhem no mesmo projeto, uma faz a cozinha e a outra faz a sala, por exemplo. Na hora da entrega, pode ser que os móveis não tenham o mesmo padrão e isso gera um ruído desnecessário.
O que acontece é que os projetos podem acabar não seguindo um padrão, o que compromete a entrega final. Por isso, é preciso que a equipe esteja bem alinhada e siga o mesmo modelo de trabalho.
O que não pode acontecer é que, na mesma marcenaria, existam diferentes padrões de atendimento, produção e entrega. Isso atrapalha a criação de uma identidade, de uma reputação, algo que falamos no post anterior.
O ideal seria que, ao bater o olho no seu projeto, o seu cliente ou futuro cliente consiga identificar a sua “marca registrada”. É interessante também que o mesmo vendedor atenda o cliente do começo ao fim do projeto.
Neste caso, opte por utilizar a mesma marca de dobradiças e puxadores, por exemplo. Ou então, trabalhe com marcas parecidas e tenha essas peças em estoque.
No entanto, não existe um caminho pronto: é preciso encontrar a sua própria estratégia, o que melhor funciona para você, sua equipe e seus clientes. Erros, tentativas e ajustes são fundamentais para seguir em frente com inovação, segurança e sucesso.
Um bom começo é o minicurso onde eu ensino o passo a passo de como você pode organizar todos os processos de venda da sua empresa, utilizando uma ferramenta 100% gratuita, o Trello.
Nesse minicurso eu abordo todos os erros que a grande maioria das empresas de móveis planejados cometem, as consequências deles e como resolver todos de uma vez.
Esses são alguns dos benefícios:
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● Ter um processo claro, organizado e validado em dezenas de empresas de móveis planejados para você simplesmente copiar e começar a usar hoje mesmo na sua empresa;
● Redução do tempo de treinamento de um novo colaborador na área comercial;
Todo o conteúdo é extremamente simples e você conseguirá aprender e aplicar, mesmo que você nunca tenha tido experiência com esse tipo de ferramenta. É assistir, copiar o processo e começar a aproveitar os benefícios.
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