Uma das principais vantagens do Marketing Digital é ser mensurável. Assim, a possibilidade de documentar e avaliar as estratégias usadas para a sua empresa de móveis planejados, permite uma compreensão da estratégia e a tomada de decisões baseadas em dados.
Antes da internet, provar o valor de uma ação de marketing era bem mais difícil. A falta de conhecimento motiva decisões ruins.
E, para você não cometê-las e extrair o melhor de todos os seus esforços, definir parâmetros de mensuração é essencial. É impossível ter sucesso sem usá-las corretamente.
Abaixo listei algumas das mais importantes métricas de marketing para móveis planejados, mas também recomendamos que você estude mais sobre o assunto ao criar uma estratégia.
A melhor forma de começar a observar as métricas corretas é obtendo alguns dados do seu blog ou site. Métricas comuns utilizadas em uma estratégia, são:
Mas essas não são as únicas métricas de marketing para móveis planejados. Na verdade, conhecer todas as métricas e escolher as que melhor se adequam ao seu negócio deve ser uma etapa no seu planejamento.
Por isso, vamos realizar um estudo aprofundado sobre algumas delas a seguir:
Este é um fator que está diretamente ligado à lucratividade da sua estratégia. O ROI representa uma comparação entre o quanto você cresceu em vendas e o quanto você gastou.
Assim, a fórmula do ROI é:
ROI = retorno – custo do investimento / custo do investimento
Suponha que, somados todos os custos, seu investimento total em marketing digital foi de R$ 24 mil durante 1 ano.
Nesse período, essa estratégia foi responsável por 15 vendas com uma receita média de R$ 8.000,00, resultando um ROI de 5 ou 500%.
Logo, para cada real investido nessa suposta estratégia de marketing digital, 5 reais retornaram em forma de lucro – o que seria um ótimo resultado para uma empresa de móveis planejados!
O CAC nada mais é do que a relação entre o número de clientes e o seu gasto com Marketing Digital. Essa métrica busca responder à pergunta: “quanto eu preciso investir para atrair um novo cliente de móveis planejados?”.
Assim, ela é calculada pela divisão dos seus custos destinados à aquisição de clientes pelo número de novos clientes no período.
Supondo que uma empresa gastou R$30 mil em marketing em um ano e adquiriu 50 novos clientes nesse ano, seu CAC é de R$600,00.
O custo por lead, como o próprio nome explica, demonstra o quanto você gasta para gerar um novo lead, ou seja, uma pessoa interessada em móveis planejados que deixou seus dados como: nome, email e telefone para receber um contato da sua equipe comercial.
Geração de leads para móveis planejados é uma prática recorrente em estratégias de Marketing Digital para marcenarias e lojas de móveis planejados. Já falei bastante aqui no meu site sobre o quanto a gestão de leads é importante, não é mesmo?
Mais leads representam mais oportunidades, então, precisamos medi-los! O CPL é a métrica para observar como está a sua eficiência, seus gastos e a geração de leads projetada.
Uma estratégia de Marketing Digital, hoje, utiliza vários canais de aquisição. Vários deles estão disponíveis e possuem um volume de público consolidado.
De buscas orgânicas a mídias sociais, campanhas pagas etc. Cada um desses canais terá participação na quantidade e na qualidade de visitas que seu domínio recebe e, consequentemente, no número de vendas que isso gera.
Portanto, é importante verificar o quanto cada um dos seus canais performa para entender como estão os seus resultados.
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