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Métricas de marketing digital para móveis planejados

Tomar decisões de marketing para com base em métricas, fará com que você invista com muito mais eficiência.

Uma das principais vantagens do Marketing Digital é ser mensurável. Assim, a possibilidade de documentar e avaliar as estratégias usadas para a sua empresa de móveis planejados, permite uma compreensão da estratégia e a tomada de decisões baseadas em dados.


Antes da internet, provar o valor de uma ação de marketing era bem mais difícil. A falta de conhecimento motiva decisões ruins.


E, para você não cometê-las e extrair o melhor de todos os seus esforços, definir parâmetros de mensuração é essencial. É impossível ter sucesso sem usá-las corretamente.


Abaixo listei algumas das mais importantes métricas de marketing para móveis planejados, mas também recomendamos que você estude mais sobre o assunto ao criar uma estratégia.


A melhor forma de começar a observar as métricas corretas é obtendo alguns dados do seu blog ou site. Métricas comuns utilizadas em uma estratégia, são:


  • Visitantes Únicos: qual é o número de pessoas que acessam a sua página. Cada visitante é contado apenas uma vez dentro do período de tempo indicado;
  • Sessões: é o conjunto de interações, tal qual as visualizações de página e cliques, que um mesmo usuário executa em um dado período;
  • Tráfego Orgânico e Pago: representa a quantidade de sessões que são originadas de mecanismos de busca e campanhas pagas na web;
  • Taxa de Rejeição: é a porcentagem de usuários que realizam apenas uma visita, sem realizar outras interações, como cliques e visualizações de páginas;
  • Taxa de Conversão: é a porcentagem resultante entre o número de visitas e o número de conversões (contatos e pedidos de orçamento) realizadas;
  • Links Externos: é o volume e a qualidade de links vindos de outros domínios que direcionam para o seu site ou blog.


Mas essas não são as únicas métricas de marketing para móveis planejados. Na verdade, conhecer todas as métricas e escolher as que melhor se adequam ao seu negócio deve ser uma etapa no seu planejamento.


Por isso, vamos realizar um estudo aprofundado sobre algumas delas a seguir:


Retorno Sobre Investimento


Este é um fator que está diretamente ligado à lucratividade da sua estratégia. O ROI representa uma comparação entre o quanto você cresceu em vendas e o quanto você gastou.


Assim, a fórmula do ROI é:


ROI = retorno – custo do investimento / custo do investimento


Suponha que, somados todos os custos, seu investimento total em marketing digital foi de R$ 24 mil durante 1 ano.


Nesse período, essa estratégia foi responsável por 15 vendas com uma receita média de R$ 8.000,00, resultando um ROI de 5 ou 500%.


Logo, para cada real investido nessa suposta estratégia de marketing digital, 5 reais retornaram em forma de lucro – o que seria um ótimo resultado para uma empresa de móveis planejados!


Custo de Aquisição de Clientes


O CAC nada mais é do que a relação entre o número de clientes e o seu gasto com Marketing Digital. Essa métrica busca responder à pergunta: “quanto eu preciso investir para atrair um novo cliente de móveis planejados?”.


Assim, ela é calculada pela divisão dos seus custos destinados à aquisição de clientes pelo número de novos clientes no período.


Supondo que uma empresa gastou R$30 mil em marketing em um ano e adquiriu 50 novos clientes nesse ano, seu CAC é de R$600,00.


Custo Por Lead


O custo por lead, como o próprio nome explica, demonstra o quanto você gasta para gerar um novo lead, ou seja, uma pessoa interessada em móveis planejados que deixou seus dados como: nome, email e telefone para receber um contato da sua equipe comercial.


Geração de leads para móveis planejados é uma prática recorrente em estratégias de Marketing Digital para marcenarias e lojas de móveis planejados. Já falei bastante aqui no meu site sobre o quanto a gestão de leads é importante, não é mesmo?


Mais leads representam mais oportunidades, então, precisamos medi-los! O CPL é a métrica para observar como está a sua eficiência, seus gastos e a geração de leads projetada.


Tráfego Por Canal


Uma estratégia de Marketing Digital, hoje, utiliza vários canais de aquisição. Vários deles estão disponíveis e possuem um volume de público consolidado.


De buscas orgânicas a mídias sociais, campanhas pagas etc. Cada um desses canais terá participação na quantidade e na qualidade de visitas que seu domínio recebe e, consequentemente, no número de vendas que isso gera.


Portanto, é importante verificar o quanto cada um dos seus canais performa para entender como estão os seus resultados.



Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário aqui embaixo.

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