Ao trabalhar com o Instagram para a sua marcenaria é importante saber que o seu conteúdo pode ser muito bem elaborado e esclarecedor, porém, ele só será entregue ao seu cliente ideal caso seja desenvolvido um bom trabalho.
Pode ser que seus seguidores tenham o perfil de cliente ideal para o seu negócio, ainda assim, é possível que as suas publicações não sejam exibidas para todos ou talvez elas se percam em meio a muitas outras que estão competindo pela atenção desses usuários.
Muitos fatores determinam se as postagens da sua marcenaria serão entregues aos seus seguidores ideais, aqueles que apresentam chances reais de se transformarem em clientes e quase nenhum deles se dá ao fato de o seu perfil ser um dos mais seguidos no Instagram.
Muitas pessoas acreditam que mais seguidores = mais sucesso e mais clientes, mas isso não é verdade.
Algumas marcenarias e lojas de móveis planejados são seguidas por milhares de pessoas e, ainda assim, realizam poucas ou nenhuma venda no Instagram.
O que será que elas estão fazendo de errado?
Uma das variáreis de sucesso de um perfil do Instagram ou de uma postagem é o nível de engajamento gerado.
Podemos considerar engajamento qualquer interação que as pessoas, clientes ou não, têm com a sua marcenaria através do Instagram. Uma curtida, um comentário, um compartilhamento. Isso depende muito pouco do número de seguidores e muito mais do conteúdo oferecido ao seu público e uma estratégia de distribuição desse conteúdo.
Existe uma fórmula que você pode utilizar para descobrir a taxa de engajamento dos seus posts, assim você saberá quais são os seus melhores conteúdos e poderá identificar os padrões que funcionam.
Basta você fazer o seguinte cálculo:
(Curtidas + Comentários + Compartilhamentos + Salvamentos) / Alcance da publicação * 100.
Por exemplo, vamos supor que você fez um post e esse post teve:
10 curtidas + 3 comentários + 2 compartilhamentos + 0 Salvamentos e alcançou 300 pessoas.
A taxa de engajamento desse post do exemplo é de 5%.
A taxa de engajamento pode ser um guia, mas para descobrir como criar o conteúdo ideal para o seu público, é fundamental, antes de tudo, ter uma direção. Uma estratégia.
Antes de começar, responda a algumas perguntas sobre o seu negócio: quem é o seu cliente ideal? Quais são os interesses dele? Quais são os problemas, dúvidas e sonhos dele?
Ao identificar essas informações sobre o seu cliente ideal, você já terá uma direção a seguir. Agora você pode criar conteúdos que respondam essas dúvidas, o ajudem a resolver esses problemas ou ajudem a atingir mais rápido os seus sonhos. Esta é a fórmula do conteúdo que se conecta com seu público.
Mas esse é apenas o início do caminho. O seu cliente ideal para a sua marcenaria está no Instagram? Qual linguagem ele utiliza? Quantos anos ele tem? O que você pode fazer para chamar a atenção dele para o seu conteúdo, produto ou serviço?
Se a sua marcenaria oferece muitos produtos ou serviços, as vezes, fica difícil escolher para qual público o seu conteúdo deverá ser direcionado. Nesse caso você deve definir com quem você quer se comunicar e investir todo o seu tempo e se tornar excelente em se conectar com esse perfil de cliente ideal.
Em seguida, escolha um outro perfil para outro serviço ou produto que você e siga os mesmos passos, assim você vai ganhar cada vez mais território.
Nesse processo eu gosto sempre de reforçar: Nunca compre seguidores para a sua marcenaria, onde contas de robôs são criadas para seguir a sua marca no Instagram, gerando volume, porém, com eficiência zero, afinal, robôs não fazem compras.
Construir um estratégia com base em conteúdos que o público ideal da sua marca se conecta é uma das melhores formas de ganhar seguidores e, além disso, de ganhar clientes.
Com uma estratégia pronta e colocada em ação, é importante mensurar os resultados, descobrir o que deu certo, o que não deu, apostar no que deu certo e melhorar o que pode ser melhorado. Com dedicação e profissionalismo, é possível ver o número de seguidores crescer, de engajamento e de clientes também.
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