Você investiu em um bom planejamento de marketing digital, definiu e atingiu o público-alvo, recebeu leads, entrou em contato com eles e agendou uma visita presencial. No entanto, no grande dia, esse cliente some?
Você tenta entrar em contato e o cliente: ou não te responde ou responde com desculpas pouco convincentes, sem de fato buscar uma solução ou remarcar a visita. Decepcionante, não é mesmo?
Mas saiba que o erro pode estar muito antes de você combinar a visita à loja, no momento de alcançar o lead. Vamos explicar o que pode estar acontecendo e como evitar:
Algumas pessoas acreditam que apenas fazer um anúncio no Google ou nas redes sociais é o suficiente, mas sem planejamento para acompanhar os resultados, sua loja de móveis planejados pode estar jogando dinheiro fora.
Não existe uma receita de anúncio ideal. O recomendado é reunir o máximo de informações possíveis sobre o seu cliente ideal (idade, gênero, onde mora, classe social) quais redes sociais ele mais utiliza e como alcançá-lo no momento ideal.
O maior erro ao fazer anúncios começa antes mesmo do anúncio: a falta de um objetivo concreto. Anunciar por anunciar não traz os resultados esperados e ainda faz com que a sua loja de móveis planejados perca dinheiro à toa.
Antes de anunciar um produto ou serviço, é preciso saber:
● Você quer que as pessoas vão até a sua loja?
● Você quer que elas liguem para a sua loja, mande uma mensagem no WhatsApp?
● Prefere que elas comprem através de uma loja virtual?
● Quer aumentar a visualização do seu site?
Definir um objetivo é o pontapé inicial para a realização de um bom anúncio. É sempre bom lembrar que esse objetivo pode mudar de acordo com a necessidade da sua loja, por exemplo:
● Se a sua loja mudou de endereço e ela é muito visitada fisicamente, é interessante que o objetivo do anúncio seja explicar o seu endereço novo
● Se a sua loja está com uma promoção para novos clientes, é recomendado anunciar com o objetivo de atrair possíveis novos clientes
● Se a sua loja dá descontos para clientes que já fecharam um ou mais projetos, o objetivo então é atrair clientes já fidelizados.
Seja qual for o objetivo (vender, negociar, preencher um formulário, conscientizar, atrair, trazer para a loja física ou online) é importante que ele seja claro para que a equipe de marketing consiga encontrar a melhor forma de obter resultados, independentemente da plataforma que será utilizada.
Pode ser também que o problema esteja na qualidade dos leads que está recebendo: não adianta nada você trabalhar horas pensando e criando os seus conteúdos, se os seus seguidores não forem pessoas com perfil e interesse de compra de móveis planejados.
Você estará falando sozinho, ou pior, perdendo tempo conversando com pessoas que nunca comprarão de você porque não tem interesse no momento ou poder aquisitivo para fazer um projeto.
Por isso, testes e ajustes são necessários para definir qual é a estratégia que melhor funciona para determinado público, se o uso de várias estratégias traz resultados satisfatórios, qual a melhor plataforma para veicular o seu anúncio, qual é o melhor valor a ser investido entre outras informações.
Talvez você tenha feito tudo isso e mesmo assim o lead que chegou até você não respondeu a sua mensagem. Motivos não faltam: curiosidade, a pessoa clicou no link errado, se arrependeu ou então acredita que aquele não é o momento certo. O que nos leva ao próximo tópico.
Digamos que o objetivo da sua campanha esteja correto e que você tenha alcançado o cliente ideal, que a conversa tenha se desenvolvido de maneira tranquila e que o projeto esteja prestes a ser fechado. No entanto, o cliente não está tão comprometido quanto você.
Um problema muito comum que costuma acontecer principalmente com lojistas é: depois do projeto pronto, agendar a apresentação com o cliente e ele não aparecer no dia.
Uma forma de evitar que você trabalhe à toa, mesmo que o cliente tenha condições de pagar, é: antes de começar a projetar, você já agenda a apresentação desse projeto com esse cliente em uma data e horário específico.
Assim que ele confirmar que ele tem agenda para esse dia e horário, reforce a importância dessa fase do projeto e também que você está completamente comprometido com o projeto dele.
E só após essa confirmação de presença é que você vai começar a projetar.
Pode ser que você atenda há anos e tenha criado as suas próprias estratégias para atender a clientes e possíveis futuros clientes. No entanto, sempre é possível aperfeiçoar algumas técnicas.
Anotar e detalhar o passo a passo do seu atendimento leva alguns minutos, mas garante mais agilidade e clareza sobre o processo. Criar um roteiro de atendimento auxilia a equipe de vendas e mantém todos na mesma sintonia.
Pode ser que o atendimento varie de pessoa para pessoa e de acordo com as necessidades delas, mas, com um roteiro pronto, conhecer o passo a passo se torna mais fácil e você consegue se sair bem em diversas situações, além de não se perder no processo.
O seu roteiro deve ter detalhado o antes, o durante e o depois dos atendimentos, com alternativas e situações que já foram testadas e que funcionaram bem. O roteiro o ajuda na organização e deve ser sempre atualizado de acordo com as necessidades momentâneas.
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