Você investiu em uma estratégia de marketing, planejou e postou conteúdos relevantes nas redes sociais e no blog, usou o e-mail marketing para informar e atrair novos e antigos clientes e, mesmo assim, as oportunidade de venda ou pedidos de orçamento são pequenos?
Alguns possíveis futuros clientes até entram em contato, mas não fecham nenhum orçamento nem adquirem nenhum produto, por exemplo. O que será que você está fazendo de errado?
Separei em alguns tópicos o que pode estar acontecendo e como solucionar esses casos. Vem comigo:
Alguns vendedores perdem vendas simplesmente por falta de organização ou por dependerem da sua própria memória para lembrar de tudo o que precisavam fazer com cada potencial cliente para que eles avancem para a assinatura do contrato.
Pode ser que você atenda há anos e tenha criado as suas próprias estratégias para atender a clientes e possíveis futuros clientes. No entanto, sempre é possível aperfeiçoar algumas técnicas.
Anotar e detalhar o passo a passo do seu atendimento leva alguns minutos, mas garante mais agilidade e clareza sobre o processo. Criar um roteiro de atendimento auxilia a equipe de vendas e mantém todos na mesma sintonia.
Pode ser que o atendimento varie de pessoa para pessoa e de acordo com as necessidades delas, mas, com um roteiro pronto, conhecer o passo a passo se torna mais fácil e você consegue se sair bem em diversas situações, além de não se perder no processo.
O seu roteiro deve ter detalhado o antes, o durante e o depois dos atendimentos, com alternativas e situações que já foram testadas e que funcionaram bem. O roteiro o ajuda na organização e deve ser sempre atualizado de acordo com as necessidades momentâneas.
Não existe uma receita de anúncio ideal. O recomendado é reunir o máximo de informações possíveis sobre o seu cliente ideal (idade, gênero, onde mora, classe social) quais redes sociais ele mais utiliza e como alcançá-lo no momento ideal.
O maior erro ao fazer anúncios começa antes mesmo do anúncio: a falta de um objetivo concreto. Anunciar por anunciar não traz os resultados esperados e ainda faz com que a sua loja de móveis planejados perca dinheiro à toa.
Antes de anunciar um produto ou serviço, é preciso saber:
● Você quer que as pessoas vão até a sua loja?
● Você quer que elas liguem para a sua loja, mande uma mensagem no WhatsApp?
● Prefere que elas comprem através de uma loja virtual?
● Quer aumentar a visualização do seu site?
Definir um objetivo é o pontapé inicial para a realização de um bom anúncio. É sempre bom lembrar que esse objetivo pode mudar de acordo com a necessidade da sua loja, por exemplo:
● Se a sua loja mudou de endereço e ela é muito visitada fisicamente, é interessante que o objetivo do anúncio seja explicar o seu endereço novo
● Se a sua loja está com uma promoção para novos clientes, é recomendado anunciar com o objetivo de atrair possíveis novos clientes
● Se a sua loja dá descontos para clientes que já fecharam um ou mais projetos, o objetivo então é atrair clientes já fidelizados.
Seja qual for o objetivo (vender, negociar, preencher um formulário, conscientizar, atrair, trazer para a loja física ou online) é importante que ele seja claro para que a equipe de marketing consiga encontrar a melhor forma de obter resultados, independentemente da plataforma que será utilizada.
Pode ser também que o problema esteja na qualidade dos leads que está recebendo: não adianta nada você trabalhar horas pensando e criando os seus conteúdos, se os seus seguidores não forem pessoas com perfil e interesse de compra de móveis planejados.
Você estará falando sozinho, ou pior, perdendo tempo conversando com pessoas que nunca comprarão de você porque não tem interesse no momento ou poder aquisitivo para fazer um projeto.
Por isso, testes e ajustes são necessários para definir qual é a estratégia que melhor funciona para determinado público, se o uso de várias estratégias traz resultados satisfatórios, qual a melhor plataforma para veicular o seu anúncio, qual é o melhor valor a ser investido entre outras informações.
Pensar no tempo que você perdeu não fará com que uma nova venda se realize, mas aprender com os seus erros, sim. Um vendedor sem um processo de vendas pode levar a falha para o lado pessoal, sem levar em consideração que diversos fatores levam um potencial cliente a não realizar uma venda.
Pela minha experiência no ramo, a cada 70 pedidos de orçamento, 50 vão finalizar todo o processo até o orçamento e só 20 vão de fato efetuar a compra. Pode parecer injusto, mas quanto antes você aceitar esse número, melhores serão os resultados da sua equipe de vendas.
Recentemente eu lancei um minicurso onde eu ensino o passo a passo de como você pode organizar todos os processos de venda da sua empresa, utilizando uma ferramenta simples, intuitiva e 100% gratuita, o Trello.
Nesse minicurso eu abordo todos os erros que a grande maioria das empresas de móveis planejados cometem durante o processo de vendas, as consequências deles e também como resolver todos de uma vez por todas de forma rápida e organizada.
Esses são alguns dos benefícios:
● Aumento em até 29% da taxa de conversão de oportunidades em venda;
● Ter um processo claro, organizado e validado em mais de 40 empresas de móveis planejados por todo o Brasil para você simplesmente copiar e começar a usar hoje mesmo na sua empresa;
● Redução do tempo e do custo de treinamento de um novo colaborador na área comercial;
● Facilidade em encontrar informações sobre qualquer projeto e/ou oportunidade em andamento dentro da sua empresa.
Todo o conteúdo é extremamente simples e você conseguirá aprender e aplicar, mesmo que você nunca tenha tido experiência com esse tipo de ferramenta. É assistir, copiar o processo e começar a aproveitar os benefícios.
Eu ainda dou uma garantia de 7 dias para acessar o conteúdo do curso. Se você achar que não é para você, basta pedir reembolso e devolverei integralmente seu dinheiro. Sem perguntas ou questionamentos.
Neste caso, os riscos são todos meus.
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Eu entendo que você pode ter uma rotina extremamente corrida, principalmente no final do ano, e deve estar pensando que não terá tempo de assistir e aplicar em sua empresa, pensando nisso, assim que você efetuar o pagamento, você terá acesso vitalício ao conteúdo para que você e sua equipe possam assistir quando for o melhor momento para vocês.
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Todo o conteúdo desse site é focado em ajudar empresas a atraírem mais clientes através da internet. Aqui você vai aprender estratégias e ferramentas que mudarão a realidade do processo de captação de clientes da sua empresa.
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