Você já sabe o quanto é importante que a sua loja de móveis planejados tenha uma boa presença digital, investe em anúncios e cria conteúdos relevantes para as redes sociais, no entanto, parece que a sua loja ainda não alcançou todo o potencial que poderia alcançar?
Você sente que a sua empresa está patinando e não enxerga o resultado das ações após um mês ou meses de trabalho e dedicação? Gostaria de ter resultados mais expressivos de forma mais rápida ao investir na estratégia correta?
O que poucas pessoas sabem é que, para ter sucesso no digital - e não apenas uma boa presença e um grande número de seguidores - é preciso mesclar o emprego de várias estratégias. Uma delas é o funil de vendas.
Não sabe o que é um funil de vendas para lojas de móveis planejados? Não se preocupe, vamos ajudar você, continue lendo este texto:
O que é um funil de vendas?
No marketing digital, o funil de vendas é um termo utilizado para descrever o processo vivido pelo cliente desde o momento em que descobre o seu conteúdo (loja ou produto) até o momento da compra efetiva.
A analogia do funil serve para ilustrar o processo de maior envolvimento com uma empresa até o momento de decisão da compra de um determinado produto ou serviço.
Há vários modos de se dividir e classificar cada etapa do funil. Contudo, de um modo geral, o funil de vendas é utilizado para classificar seu público em algumas camadas principais:
Os visitantes
A camada dos visitantes está no topo do funil, a maior e mais superficial etapa. Ela engloba todo o seu público potencial e procura determinar quais são as razões iniciais que fazem com que alguém visite o seu site, siga o seu Instagram ou comece a consumir algum conteúdo que a sua loja de móveis planejados produz.
As pessoas que são atraídas pelo seu conteúdo possuem algum interesse naquilo que você oferece, mas não são tão engajadas com a sua empresa a ponto de efetuar a compra, ainda. A camada de público mais engajada começa somente em um nível abaixo, no nível dos leads.
Os leads
Um lead é uma oportunidade real de negócio para sua empresa de móveis planejados, diferente de seguidores, por exemplo.
A camada de um lead é determinada por um grupo que tem uma maior confiança no seu trabalho. Se na camada dos visitantes estão os curiosos, na camada dos leads já estão os clientes potenciais. Essas pessoas enxergam um valor maior no que você oferece e buscam consumir seus conteúdos gratuitos, ou orgânicos.
De maneira geral, os leads são chamados assim porque compõem as listas de pessoas interessadas que deixaram informações importantes para contato como email, telefone e área de interesse.
Portanto, estas pessoas estão disponíveis não apenas para receber conteúdos gratuitos, mas, também, para receber ofertas e promoções exclusivas. É dentro da camada dos leads que há um subgrupo especial que está sempre de olho nas oportunidades oferecidas por você.
As oportunidades
Um funil bem desenhado para a sua empresa de móveis planejados deve ser capaz de reconhecer quais leads estão mais propensos a comprar e finalizar o processo. É na camada das oportunidades que você buscará identificar e informar todas as pessoas que se mostraram mais interessadas em comprar de você, mas ainda nutrem alguma objeção.
Na camada das oportunidades, você deve investir um tempo maior em esclarecer as dúvidas e reafirmar a qualidade e necessidade do seu produto ou serviço. É neste momento que deve ficar muito claro para este público qual problema você é capaz de resolver e de que modo este problema será resolvido.
Se as pessoas na camada dos visitantes mal o conhecem, é na camada das oportunidades que eles devem se sentir mais íntimos e confiantes o suficiente para poder fechar um projeto. Com isso, espera-se que eles passem para a última camada do funil, ou seja, se tornem:
Os clientes
Nesta camada estão as pessoas que, de fato, te contratam e se tornam clientes. Note que as pessoas neste ponto do funil esperam muito mais do que resolver um problema, esperam toda sua atenção, como também que o valor investido se pague.
Todo o funil descreve um processo de intimidade cada vez maior entre você e o seu potencial cliente. Se o seu produto ou serviço for ruim, seu funil não funcionará. E não há funil milagroso capaz de salvar um produto ou serviço ruim.
Como criar um funil de vendas para loja de móveis planejados?
O conceito do funil de vendas é muito utilizado no marketing digital e pode ser empregado na sua loja de móveis planejados. Você pode definir seu funil de vendas através das seguintes perguntas:
1 – Como as pessoas descobrem a sua loja de móveis planejados?
2 – O que leva as pessoas a se interessarem pelos seus produtos, serviços ou projetos?
3 – Quais problemas seus clientes procuram resolver quando visitam sua loja?
4 – Por quais razões eles compram seus produtos, serviços ou projetos?
Ser capaz de responder a essas perguntas te dará uma ideia muito mais precisa de todo o processo de vendas da sua empresa. A partir delas você poderá ajustar o seu funil, de maneira a melhorar e aumentar o seu faturamento.
O processo é trabalhoso, mas precisa ser feito o quanto antes para que você consiga colher os resultados de forma mais rápida e previsível. Também não é um processo com começo, meio e fim: ele precisa ser analisado e ajustado de forma constante e consciente.
Se você quer aprender de maneira mais aprofundada a criar funis de venda para a sua loja de móveis planejados, mesmo que você seja iniciante e nunca tenha feito nada de marketing digital, saiba mais sobre o Método IDC.
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