Imagine receber um lead de qualidade, uma oportunidade real de venda que entrou em contato com você, avançou nas negociações e ficou de enviar as plantas do projeto mas… você se esqueceu de retornar o contato?
Já se passaram dias ou semanas e o timing de enviar uma mensagem para cobrar acabou se perdendo? Ou então, ainda pior, quando você se lembrou de retornar, o cliente já havia fechado com outra empresa que o atendeu mais rapidamente?
Pois é. Infelizmente, situações assim são comuns e já vimos muitos casos assim acontecendo ao longo de todos esses anos que atendemos a empresas de móveis planejados.
Apesar de ser um problema comum, é algo que pode ser descontinuado e evitado com algumas estratégias simples, mas eficientes. Confira quais são:
Frequentemente vendedores perdem vendas simplesmente por falta de organização ou por dependerem da sua própria memória para lembrar de tudo o que precisavam fazer com cada potencial cliente para que eles avancem para a assinatura do contrato.
Se a sua empresa recebe oportunidades frequentemente, seja por indicação de clientes, arquitetos ou outras formas de captação, porém a taxa de conversão em vendas é muito baixa, você tem um problema sério, mas a solução é simples.
Pode ser que você atenda há anos e tenha criado as suas próprias estratégias para atender a clientes e possíveis futuros clientes. No entanto, sempre é possível aperfeiçoar algumas técnicas.
Anotar e detalhar o passo a passo do seu atendimento leva alguns minutos, mas garante mais agilidade e clareza sobre o processo. Criar um roteiro de atendimento auxilia a equipe de vendas e mantém todos na mesma sintonia.
Pode ser que o atendimento varie de pessoa para pessoa e de acordo com as necessidades delas, mas, com um roteiro pronto, conhecer o passo a passo se torna mais fácil e você consegue se sair bem em diversas situações, além de não se perder no processo.
O seu roteiro deve ter detalhado o antes, o durante e o depois dos atendimentos, com alternativas e situações que já foram testadas e que funcionaram bem. O roteiro o ajuda na organização e deve ser sempre atualizado de acordo com as necessidades momentâneas.
Apenas confiar na memória não é suficiente. Crie um documento de anotações na plataforma que preferir (indicamos o Trello) e anote tudo relacionado ao cliente, preferencialmente durante e logo após o atendimento para não se esquecer de nenhum detalhe: nome, telefone, interesses, valor que está disposto a investir, necessidades entre outras informações.
Acredite, apenas confiar na memória é uma decisão falha. Crie mecanismos para entrar em contato com as pessoas que já são clientes, para atualizá-las sobre o andamento do projeto delas e para entrar em contato com as pessoas que não chegaram de fato a fechar nenhum projeto.
É muito mais provável que as pessoas que já foram atendidas por você, mas que por algum motivo não fecharam nenhum projeto, retomem o contato e os planos caso sejam atualizados sobre promoções, novidades e outras oportunidades.
É muito provável que o cliente que já comprou de você volte a comprar novamente. É importante, claro, buscar sempre novos clientes, sem esquecer, no entanto, dos clientes antigos.
Com um roteiro definido, padronizar as ações da equipe de atendimento se torna mais fácil, prático, rápido e eficiente. Estruturar o que fazer em diferentes situações que já foram testadas anteriormente evita alguns atritos e ajuda - e muito - na comunicação eficiente.
O atendimento se torna mais profissional. Vale lembrar que uma fala ensaiada pode comprometer o trabalho, por isso, pense na humanização dos processos e dê espaço para a interação entre atendente e cliente.
É possível que, por diversos motivos, aquele cliente que parecia que iria fechar um projeto com você acabou fechando com o concorrente. Talvez por eles terem oferecido um prazo menor, um valor melhor, um atendimento mais próximo.
O legal, nesse caso, é entrar em contato com esse cliente depois de alguns meses para saber como ficou o projeto dele. Se ficou bom, pergunte o que fez o cliente fechar com aquela empresa e não com a sua: é importante estar de olho no mercado.
Se ficou ruim, mostre-se à disposição para tentar corrigir o que foi feito ou até mesmo para projetar algo que seja de fato satisfatório. O cliente se sentirá acolhido por você e as chances da venda acontecer aumentam bastante.
É importante que a equipe de vendas esteja atenta e alinhada para oferecer uma experiência boa, eficiente e rápida.
Ao longo dos últimos anos atendendo marcenarias e lojas de móveis planejados, pudemos identificar diversas falhas no processo de vendas dessas empresas que impediam que elas vendessem tanto quanto poderiam.
Se a sua empresa recebe oportunidades frequentemente, seja por indicação de clientes ou arquitetos, porém a taxa de conversão em vendas é muito baixa, eu tenho uma solução para você.
Lancei um minicurso onde eu ensino o passo a passo de como você pode organizar todos os processos de venda da sua empresa, utilizando uma ferramenta 100% gratuita, o Trello.
Nesse minicurso eu abordo todos os erros que a grande maioria das empresas de móveis planejados cometem, as consequências deles e também como resolver todos de uma vez.
Esses são alguns dos benefícios:
● Aumento em até 29% da taxa de conversão de oportunidades em venda;
● Ter um processo claro, organizado e validado em dezenas de empresas de móveis planejados para você simplesmente copiar e começar a usar hoje mesmo na sua empresa;
● Redução do tempo de treinamento de um novo colaborador na área comercial;
Todo o conteúdo é extremamente simples e você conseguirá aprender e aplicar, mesmo que você nunca tenha tido experiência com esse tipo de ferramenta. É assistir, copiar o processo e começar a aproveitar os benefícios.
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