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Esqueci de entrar em contato com o cliente da minha loja de móveis planejados. E agora?

Isso já aconteceu com você?

Imagine receber um lead de qualidade, uma oportunidade real de venda que entrou em contato com você, avançou nas negociações e ficou de enviar as plantas do projeto mas… você se esqueceu de retornar o contato?


Já se passaram dias ou semanas e o timing de enviar uma mensagem para cobrar acabou se perdendo? Ou então, ainda pior, quando você se lembrou de retornar, o cliente já havia fechado com outra empresa que o atendeu mais rapidamente?


Pois é. Infelizmente, situações assim são comuns e já vimos muitos casos assim acontecendo ao longo de todos esses anos que atendemos a empresas de móveis planejados.


Apesar de ser um problema comum, é algo que pode ser descontinuado e evitado com algumas estratégias simples, mas eficientes. Confira quais são:

Crie um processo de vendas organizado


Frequentemente vendedores perdem vendas simplesmente por falta de organização ou por dependerem da sua própria memória para lembrar de tudo o que precisavam fazer com cada potencial cliente para que eles avancem para a assinatura do contrato.


Se a sua empresa recebe oportunidades frequentemente, seja por indicação de clientes, arquitetos ou outras formas de captação, porém a taxa de conversão em vendas é muito baixa, você tem um problema sério, mas a solução é simples.


Pode ser que você atenda há anos e tenha criado as suas próprias estratégias para atender a clientes e possíveis futuros clientes. No entanto, sempre é possível aperfeiçoar algumas técnicas.



Anotar e detalhar o passo a passo do seu atendimento leva alguns minutos, mas garante mais agilidade e clareza sobre o processo. Criar um roteiro de atendimento auxilia a equipe de vendas e mantém todos na mesma sintonia.


Pode ser que o atendimento varie de pessoa para pessoa e de acordo com as necessidades delas, mas, com um roteiro pronto, conhecer o passo a passo se torna mais fácil e você consegue se sair bem em diversas situações, além de não se perder no processo.


O seu roteiro deve ter detalhado o antes, o durante e o depois dos atendimentos, com alternativas e situações que já foram testadas e que funcionaram bem. O roteiro o ajuda na organização e deve ser sempre atualizado de acordo com as necessidades momentâneas.


Não confie apenas na sua memória


Apenas confiar na memória não é suficiente. Crie um documento de anotações na plataforma que preferir (indicamos o Trello) e anote tudo relacionado ao cliente, preferencialmente durante e logo após o atendimento para não se esquecer de nenhum detalhe: nome, telefone, interesses, valor que está disposto a investir, necessidades entre outras informações.


Acredite, apenas confiar na memória é uma decisão falha. Crie mecanismos para entrar em contato com as pessoas que já são clientes, para atualizá-las sobre o andamento do projeto delas e para entrar em contato com as pessoas que não chegaram de fato a fechar nenhum projeto.


É muito mais provável que as pessoas que já foram atendidas por você, mas que por algum motivo não fecharam nenhum projeto, retomem o contato e os planos caso sejam atualizados sobre promoções, novidades e outras oportunidades. 

O atendimento não acaba na venda

É muito provável que o cliente que já comprou de você volte a comprar novamente. É importante, claro, buscar sempre novos clientes, sem esquecer, no entanto, dos clientes antigos.

Padronize as ações da equipe

Com um roteiro definido, padronizar as ações da equipe de atendimento se torna mais fácil, prático, rápido e eficiente. Estruturar o que fazer em diferentes situações que já foram testadas anteriormente evita alguns atritos e ajuda - e muito - na comunicação eficiente.


O atendimento se torna mais profissional. Vale lembrar que uma fala ensaiada pode comprometer o trabalho, por isso, pense na humanização dos processos e dê espaço para a interação entre atendente e cliente.

Retorne depois de alguns meses para saber como ficou o projeto


É possível que, por diversos motivos, aquele cliente que parecia que iria fechar um projeto com você acabou fechando com o concorrente. Talvez por eles terem oferecido um prazo menor, um valor melhor, um atendimento mais próximo.


O legal, nesse caso, é entrar em contato com esse cliente depois de alguns meses para saber como ficou o projeto dele. Se ficou bom, pergunte o que fez o cliente fechar com aquela empresa e não com a sua: é importante estar de olho no mercado.


Se ficou ruim, mostre-se à disposição para tentar corrigir o que foi feito ou até mesmo para projetar algo que seja de fato satisfatório. O cliente se sentirá acolhido por você e as chances da venda acontecer aumentam bastante.


Lembre-se: milagre não resolve atendimento ruim


É importante que a equipe de vendas esteja atenta e alinhada para oferecer uma experiência boa, eficiente e rápida.


Ao longo dos últimos anos atendendo marcenarias e lojas de móveis planejados, pudemos identificar diversas falhas no processo de vendas dessas empresas que impediam que elas vendessem tanto quanto poderiam.


Se a sua empresa recebe oportunidades frequentemente, seja por indicação de clientes ou arquitetos, porém a taxa de conversão em vendas é muito baixa, eu tenho uma solução para você.


Lancei um minicurso onde eu ensino o passo a passo de como você pode organizar todos os processos de venda da sua empresa, utilizando uma ferramenta 100% gratuita, o Trello.


Nesse minicurso eu abordo todos os erros que a grande maioria das empresas de móveis planejados cometem, as consequências deles e também como resolver todos de uma vez.

Esses são alguns dos benefícios:


●   Aumento em até 29% da taxa de conversão de oportunidades em venda;

●   Ter um processo claro, organizado e validado em dezenas de empresas de móveis planejados para você simplesmente copiar e começar a usar hoje mesmo na sua empresa;

●   Redução do tempo de treinamento de um novo colaborador na área comercial;
 

Todo o conteúdo é extremamente simples e você conseguirá aprender e aplicar, mesmo que você nunca tenha tido experiência com esse tipo de ferramenta. É assistir, copiar o processo e começar a aproveitar os benefícios.


Se tudo o que eu falei fez sentido para você e você quer ter acesso a esse material, basta clicar no botão abaixo, fazer a sua inscrição e ter acesso a todo o material imediatamente.
 

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