Você investe em anúncios nas redes sociais, no Google, usa estratégias de SEO para posicionar bem o seu site para que você apareça nos primeiros resultados do Google, mas acredita que nada disso adianta com a aproximação do primeiro turno da eleição.
Será que isso tem fundamento? Será que todo o seu trabalho é em vão e que os buscadores dão preferência para o conteúdo dos candidatos? A resposta mais simples é não, e, neste artigo, vamos explicar o motivo. Vem com a gente!
Segundo dados do Facebook Ads, o custo por mil visualizações (CPM) de propagandas na internet aumentou mais de 1.800% nos primeiros quinze dias de campanha eleitoral.
Nas primeiras semanas de agosto, o CPM era de R$ 5,03. Já no período de 16 a 31 de agosto, com o início da campanha eleitoral, o preço para que uma publicação atinja mil visualizações chegou a R$ 96,71.
No regulamento da propaganda eleitoral, impulsionamento de propagandas na internet é permitido e deve ser cadastrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No período das eleições, o CPM é inflacionado por alguns fatores: o público para eleição é qualquer cidadão brasileiro com mais de 16 anos. Um público extremamente amplo. Como é um curto período de tempo, é preciso alcançar todas essas pessoas até o começo de outubro.
Para isso, são depositadas grandes quantias de dinheiro durante o período de campanha, logo o custo aumenta. Segundo dados do TSE, os candidatos gastaram cerca de R$ 15,5 milhões com impulsionamento de publicações nas redes sociais.
Na última eleição geral, em 2018, o custo do impulsionamento de uma publicação para mil visualizações foi de R$ 13,41 durante toda a campanha, na plataforma Facebook Ads. Já em 2020, ano de eleições municipais, o CPM do período eleitoral foi de R$ 75,50.
Por isso, é correto afirmar que esse aumento se deve a um evento único, que tem prazo para começar e prazo para acabar e que é acompanhado de perto pelas plataformas e pelos órgãos responsáveis.
É inegável que, com o avanço tecnológico e dos meios de comunicação, as propagandas eleitorais chegassem até o ambiente digital. É ingenuidade pensar que os candidatos não estendam as suas campanhas até o digital, onde cada vez mais pessoas estão incluídas.
Mas, é importante ter em mente que os seus anúncios, feitos com a segmentação e objetivo correto, na área certa para alcançar o seu público ideal, dificilmente serão prejudicados.
Os anúncios das lojas de móveis planejados competem e disputam pela atenção de outros clientes de outras lojas de móveis planejados. Nada impede que eles vejam dois anúncios no mesmo dia: um sobre as eleições e outro sobre os interesses dele.
Faça um teste: você deixou de receber os anúncios regulares sobre o seu interesse? Quantos anúncios relacionados a política você recebeu recentemente?
O número de anúncios relacionados a eleição e candidatos não é tão maior quanto o número de anúncios comuns, afinal, Facebook, Google e Instagram não podem contar com essa verba extraordinária de anúncios o ano inteiro, mas com o anúncio regular de empresas menores, sim.
O seu anúncio, perfil, empresa e redes sociais continuarão aparecendo para as pessoas interessadas no momento ideal. A tendência é que as buscas sobre candidatos e eleições caiam - exatamente depois das eleições.
Conforme falamos em tópicos anteriores, o perfil dos eleitores que devem ser alcançados e impactados com os anúncios é muito grande: homens e mulheres, a partir de 16 anos, em todos os lugares do Brasil, com qualquer interesse.
Sabemos que, quanto menos segmentada e menos objetivos tiver a campanha, mais cara e menos eficaz ela será. Cabem às agências e partidos políticos definirem as melhores formas de tornarem as campanhas viáveis.
Mesmo que haja um segundo turno, no dia 30 de outubro, os anúncios para essas eleições têm prazo para começar e para terminar. Eles não apresentam uma concorrência direta para anunciantes comuns, afinal, são temas e perfis diferentes.
O que cabe aqui é observação: avaliar como os candidatos e as suas equipes organizam esses anúncios tão abrangentes e cada vez mais caros. Eles podem ter lições valiosas para nos ensinar ao final do pleito.
De qualquer forma, os anúncios feitos em época de eleição, relacionados à eleição, não impactam empresas que fazem os seus anúncios bem-feitos e investem em outras formas de atrair tráfego orgânico.
Como sabemos de tudo isso? Essa não é a nossa primeira eleição, estamos há mais de dez anos no mercado. Além disso, temos experiência de sobra para entender o que o seu negócio precisa e colocá-lo nos “eixos digitais'' que refletem no mundo físico.
Já gerenciamos mais de 2 milhões de reais em investimentos em anúncios no Facebook, Instagram e Google e geramos mais de 50 milhões de reais em faturamento para nossos clientes, dentre eles, mais de 40 empresas do ramo moveleiro.
Nós podemos ajudar você a se adequar e a expandir a presença digital da sua empresa com as estratégias de marketing digital mais acertadas e que comprovadamente dão resultados, entre em contato com a nossa equipe e saiba mais!
ESPECIALISTAS EM MARKETING DIGITAL COM FOCO EM ALAVANCAGEM DE VENDAS
Todo o conteúdo desse site é focado em ajudar empresas a atraírem mais clientes através da internet. Aqui você vai aprender estratégias e ferramentas que mudarão a realidade do processo de captação de clientes da sua empresa.
Nos siga nas redes sociais:
Telefone: (19) 3264-9196 | Endereço: Rua Alvaro dos Santos, 1558, Sala 2 e 4 - Jardim São Francisco - Indaiatuba / SP
Telescópio Marketing Digital © 2024 | Todos os direitos reservados
CNPJ: 27.296.192/0001-81