Sua loja de móveis já possui uma lista consistente de clientes. Vender novamente para um consumidor que já conhece o seu trabalho é muito mais fácil.
O que fazer, porém, para manter o contato com esses clientes? Para avisá-los sobre promoções, produtos, serviços, descontos ou sobre uma mudança de endereço, por exemplo? Apenas confiar na memória não adianta. A resposta é o e-mail marketing.
O e-mail marketing é uma ferramenta utilizada no marketing digital para manter contato com clientes e potenciais clientes do seu negócio.
Fidelizar, comunicar e atrair consumidores para a sua marca através do mundo digital é muito mais fácil com a utilização do e-mail marketing, afinal, ele permite a utilização de links, imagens e textos maiores – algo mais complicado de fazer nas redes sociais.
O e-mail marketing funciona assim: em primeiro lugar, sua empresa cria um domínio - um site - para organizar todas as informações sobre a marca, produtos, serviços, projetos, preços, endereço entre outras.
Com anúncios estratégicos no Google, usuários interessados no que sua loja oferece encontrarão o seu site e terão acesso a ele. Utilizando o marketing de conteúdo, o usuário permanece no seu site para consumir o conteúdo. A partir daí, você pede para que ele ou ela cadastre o e-mail para receber mais posts como aquele.
Você passa a ter o e-mail de clientes e de potenciais clientes e enviar a eles informações sobre produtos e promoções torna-se mais fácil. Quem já comprou pode vir a comprar novamente e quem apenas visitou o site pode considerar a compra com cupons de descontos e outros atrativos, por exemplo.
Aplicando as regras de SEO nas postagens, o conteúdo funciona como uma isca para atrair novos visitantes e consequentemente aumentar o seu mailing.
Com o mailing pronto, cabe decidir o que será enviado para os e-mails cadastrados e qual a frequência dos e-mails. E-mails constantes e desinteressantes acabam caindo na caixa de spam ou a assinatura é cancelada.
É importante lembrar que o e-mail marketing não deve funcionar apenas como um folheto, mas trazer informações, novidades e conteúdo para quem decidiu recebê-los. É sempre uma boa maneira de atualizar o mailing, excluindo e-mails que não existem, observar a taxa de entrega e analisar métricas de acessos, conteúdo e retorno.
Apenas disparar o e-mail marketing sem acompanhar o retorno que essa ferramenta traz para aperfeiçoar a comunicação não traz resultados.
É preciso ficar atento ao número de cadastros e ao que leva os usuários a cancelarem suas assinaturas. É uma forma de comunicação não invasiva, pois o cliente/potencial cliente que recebe o e-mail concordou em recebê-lo.
O e-mail marketing, quando bem utilizado, apresenta um grande retorno e converte acessos em vendas.
É importante traçar estratégias e enviar mais do que promoções e ofertas. A mesma estratégia de marketing de conteúdo para o blog do seu site deve ser levada em consideração também ao se tratar do e-mail marketing.
As chamadas Newsletter são e-mails que contém informações sobre sua empresa, produto, seu ramo de atuação, tendências, novidades entre outros assuntos. A newsletter é uma oportunidade que a sua loja de móveis tem de não apenas comercializar produtos, mas também informações.
Por exemplo: sua marcenaria pode enviar uma newsletter através de um e-mail marketing falando sobre as cores e modelos de novas coleções, materiais e tendências. Ao final do e-mail, existe o gancho certo para apresentar promoções para quem abriu o e-mail.
Esse tipo de estratégia fideliza o cliente que vai passar a encarar os e-mails enviados pela sua loja de móveis planejados como uma oportunidade de adquirir informação e receber ofertas em primeira mão. A sua visibilidade aumenta e consequentemente as vendas também.
É interessante identificar, dentro do seu mailing - ou lista de contato - quais são os perfis dos seus clientes. Mandar o mesmo assunto para todas as pessoas pode não funcionar.
O ideal é segmentar o seu público por sexo, idade e pelo que eles mais consomem da sua loja de móveis planejados. Você pode ainda oferecer cupons de descontos em aniversários, datas especiais como Dia das Mães ou Dia dos Pais, por exemplo.
O retorno é significativo com uma boa estratégia de disparo de e-mail marketing, os leads são gerados com muito mais facilidade quando a informação agrada, surpreende e oferece chances de negócios.
Separamos algumas dicas para que você se saia bem nessa tarefa:
Comece com uma plataforma gratuita. O mailchimp é uma boa opção para iniciantes e a maioria das ferramentas é gratuita. Basta entender um pouco de inglês para começar a usar e você ainda pode personalizar os e-mails de acordo com o que você precisa.
Pode ser que sua empresa tenha um mailing com mais de 20000 contatos, mas, nesse caso, esses números talvez possam ser bem menores. Crie um e-mail de teste com algumas informações e envie para seus contatos.
A maioria das plataformas darão um retorno sobre quantas pessoas receberam aquele e-mail de fato, quantos e-mails estão inativos e assim por diante. Faça a limpa nesses contatos. Lembre-se sempre que você quer se comunicar com pessoas, não com robôs.
Não envie e-mails o tempo todo. Procure estabelecer uma rotina e ofereça ao receptor a opção de receber menos e-mails ou de receber apenas aquilo que ele gosta.
Separar o mailing por setores como masculino e feminino, idade e preferências é uma boa opção. Caso você consiga usar o nome da pessoa que for receber, é melhor.
Mostrar aos seus contatos as novidades e seus projetos todos de uma vez é muito tentador, porém, é fundamental evitar transformar o e-mail marketing num jornal de supermercado.
Por fim, mas não menos importante, analise as informações que o e-mail marketing traz para a sua empresa: quantas pessoas clicaram, leram, entrarem em contato e acessaram o seu site através desse e-mail, buscando sempre melhorar essa comunicação.
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