A Black Friday vem aí: ela acontecerá no dia 25 de novembro e disputará a atenção de consumidores interessados em diversos produtos, serviços e em pagar menos por eles.
Como se preparar para esse momento? Será que vale a pena?
Vamos deixar os dados falarem por nós: no ano passado, as vendas no e-commerce brasileiro na Black Friday totalizaram R$ 4,2 bilhões, um crescimento de 5% em relação a 2020.
É importante lembrar que 2021 foi um ano atípico por causa da pandemia. A tendência é que 2022 siga os padrões de antes da pandemia, de 2019, quando o volume de vendas foi 23,6% maior que o registrado no mesmo período do evento em 2018.
É comum ter certo receio e perguntar se vale a pena disputar a atenção com grandes âncoras neste momento de intensos anúncios e movimentações, onde todos disputam a atenção dos clientes.
Saiba, no entanto, que se você nunca tentar você nunca saberá até onde pode chegar e que os seus clientes (ou pessoas que podem vir a se tornar clientes) estão esperando por uma promoção especial ou uma facilidade no pagamento, por exemplo.
Há tempo suficiente para pensar, elaborar e implementar estratégias para que o Black Friday da sua loja de móveis planejados seja um sucesso. Quer saber como? Vem com a gente:
Vale, sim. Muitos consumidores esperam o ano inteiro pela Black Friday para anteciparem os presentes de Natal. Muitos trabalhadores utilizam parte do décimo terceiro para investir em bens que “namoraram” durante o ano todo.
Há também a antecipação de projetos para que o próximo ano comece com os planos no esquema. 2022 é um ano atípico de retorno das atividades comerciais presenciais, eleições e copa do mundo. Motivos para investir em novos projetos não faltam.
Muitas pessoas esperam o ano inteiro para poderem se darem um presente nessa época, depois de tanto esforço e trabalho. É neles que a sua loja deve focar: o que querem? O que esperam? Eles já conhecem a sua loja? É hora de se fazer conhecer.
Você já sabe como atender e como vender, afinal, já faz isso o ano inteiro. Pense na Black Friday como uma grande vitrine onde os possíveis futuros clientes conhecerão os seus serviços. É preciso deixá-los ainda mais atraentes. Como fazer isso? Vem com a gente:
Planeje com antecedência: setembro começou agora e a Black Friday é só no fim de novembro (embora haja algumas ações como Black November, Black Week e muitas outras).
Uma boa campanha de Black Friday não se limita apenas à sexta-feira, dia 25. Muito antes, o consumidor está de olho nos preços e disposto a comprar e a fazer comparações se os descontos oferecidos são de fato atraentes, por isso, nada de “metade do dobro.”
A antecipação dos descontos, o “Esquenta Black Friday”, ajuda a evitar congestionamento no site, testar a demanda dos consumidores por determinados produtos ou serviços, trabalhar com descontos menos agressivos em alguns produtos, fazer o cliente se cadastrar para receber descontos em primeira mão.
Além disso, depois da Black Friday ainda há compradores atrasados, que não conseguiram comprar o que queriam e que você também pode aproveitar.
Estude as demandas do mercado, entenda o que o que público mais quer, o que os concorrentes estão fazendo ou já fizeram. Treine a sua equipe para que ofereçam um atendimento mais intensivo.
Aposte em descontos expressivos: com um nicho, serviço ou produto de maior desejo escolhido (pode ser mais de um), estude as possibilidades de oferecer um desconto impactante e formas de pagamento atraentes.
O que chama atenção e atrai clientes são descontos expressivos. Eles precisam ser atrativos para fazer a pessoa comprar naquela data, com certa urgência, o famoso “só hoje mesmo.”
Experimente truques como uma contagem regressiva, tempos de expiração de descontos e mensagens de “somente hoje”, mas cuidado com exageros!
Invista na divulgação: não existe campanha de Black Friday sem uma boa divulgação. Com uma campanha de anúncios com os objetivos corretos e com a linguagem certa e artes atraentes, seu cliente e aquelas pessoas que podem vir a ser clientes chegarão até você.
Você precisa chegar até os consumidores para mostrar o que tem de bom para oferecer nesta data. Um erro é tentar alcançar a todos, foque primeiro no seu perfil de cliente ideal.
Alinhamento da equipe: integre a equipe, esclareça os objetivos e defina até onde os preços e condições podem ser negociados. Tenha certeza de que conseguirá dar conta de todas as entregas e prazos no pós-venda para não queimar o seu filme.
Alinhe as solicitações com parceiros, fornecedores e transportadoras. Confira o seu estoque. Pense na experiência do cliente e defina prazos que pode cumprir.
Forneça uma experiência positiva: se atente aos detalhes. O preço ou desconto apresentados não podem ter divergências, o atendimento deve ser rápido, o seu site (se você tiver algum) deve carregar rapidamente.
Lembre-se que muitas outras empresas estarão disputando a atenção do cliente. Destaque-se entre elas com descontos atraentes e um atendimento atencioso.
É claro que o aumento das vendas e do faturamento é o objetivo principal e deve ser analisado para identificar o que funcionou, o que poderia ser melhorado e o que deve ser deixado para trás.
Outro ponto importante a ser observado é a experiência do cliente, como ele foi atendido, se efetuou ou não a compra, o que o trouxe até você e se ele compraria de novo.
Outro fator importante é a visibilidade que a sua loja de móveis planejados ganhou mesmo entre aqueles que não fecham nenhum projeto, agora, mas que podem vir a fechar no futuro.
Durante a Black Friday e em todas as outras datas do ano, é preciso oferecer a melhor navegação possível em seu site, publicar conteúdos relevantes para o público em seus canais de comunicação, medir e analisar os resultados.
Agora que você entendeu como implementar uma boa estratégia de Black Friday na sua loja de móveis planejados, talvez tenha percebido que precisa de ajuda para aplicar esses conceitos. Mas, não se preocupe! Estamos aqui para isso.
Temos experiência de sobra para entender o que o seu negócio precisa e colocá-lo nos “eixos digitais'' que refletem no mundo físico.
Já gerenciamos mais de 2 milhões de reais em investimentos em anúncios no Facebook, Instagram e Google e geramos mais de 50 milhões de reais em faturamento para nossos clientes, dentre eles, mais de 40 empresas do ramo moveleiro.
Nós podemos ajudar você a se adequar e a expandir a presença digital da sua empresa com as estratégias de marketing digital mais acertadas e que comprovadamente dão resultados, entre em contato com a nossa equipe e saiba mais!
ESPECIALISTAS EM MARKETING DIGITAL COM FOCO EM ALAVANCAGEM DE VENDAS
Todo o conteúdo desse site é focado em ajudar empresas a atraírem mais clientes através da internet. Aqui você vai aprender estratégias e ferramentas que mudarão a realidade do processo de captação de clientes da sua empresa.
Nos siga nas redes sociais:
Telefone: (19) 3264-9196 | Endereço: Rua Alvaro dos Santos, 1558, Sala 2 e 4 - Jardim São Francisco - Indaiatuba / SP
Telescópio Marketing Digital © 2024 | Todos os direitos reservados
CNPJ: 27.296.192/0001-81